Chromium vs Chrome – Principais diferenças

///Chromium vs Chrome – Principais diferenças

Recentemente escrevi no site da BH Tech um tutorial ensinando como desinstalar o Chromium do computador, uma versão modificada dele tem sido utilizada na forma de PUPs (Potentially Unwanted Program) que traduzindo para o nosso idioma significa Software Potencialmente Indesejado, se instala automaticamente no seu computador e dificulta a remoção (por isso o tutorial).

Mas na sua versão original, o Chromium é um projeto totalmente legítimo, é simplesmente uma versão de código aberto (open-source) do popular Chrome, o Google se baseia nessa código para desenvolver o Chrome.

Site oficial do Chromium: https://www.chromium.org/

No link acima você pode fazer o download e instalação do sem nenhuma preocupação ou dificuldade para remover do seu computador no futuro.

Chromium Vs Chrome

Como citei o Chrome é baseado no código do Chromium, mas o Google reserva para o Chrome algumas funcionalidades exclusivas, entre elas posso destacar:

  • Atualizações automáticas
  • Codecs de áudio com suporte a MP3
  • Extensões no Chrome só podem ser instaladas se disponíveis na loja oficial

Em algumas distribuições é exigido que todos os softwares disponíveis sejam de código aberto, portanto nesse caso você só terá o Chromium disponível para a instalação, mas não precisa se preocupar com os seus dados, se você fizer login utilizando as credencias que você utiliza no Chrome ele vai sincronizar as informações (favoritos, senhas salvas, temas, entre outros) como se estivesse no próprio Google Chrome.

Particularmente não vejo nenhum motivo de usuários finais utilizarem o Chromium em detrimento ao Chrome ou outros bons navegadores como o Firefox, se você está enfrentando problemas com lentidão, pode ser o tutorial que escrevi sobre como deixar o Google Chrome mais rápido ao invés de simplesmente trocar de navegador.

Chromium vs Chrome

Chromium é um vírus?

Com a leitura desse texto fica claro que o Chromium não é um vírus, o que acontece que uma versão maliciosamente modificada dele tem sido distribuída junto com outros aplicativos populares da internet e incomodado usuários, pois se instala automaticamente e não é removido facilmente através do painel de controle.

Para evitar esse tipo de problema no seu computador, sempre escolher um entre os melhores antivirus do mercado para proteger o sistema e sempre tenha atenção durante a instalação de qualquer programa, desmarque todas as caixas adicionais que oferecem outros programas ou configurações adicionais, você também pode utilizar o Unchecky que te alerta quando você está prestes a instalar um PUP o seu sistema.

Alguma dúvida? Utilize os comentários abaixo, considere compartilhar esse texto nas suas redes sociais!

Chromium vs Chrome – Principais diferenças
5 (100%) 1 vote
2017-09-21T22:46:13+00:00 setembro 20th, 2017|Informática, Programas|0 Comments

Deixar um comentário

Grátis por 30 dias

Não perca a oportunidade de avaliar você mesmo o melhor antiví­rus do mundo em 2017!
CLIQUE AQUI
Segurança total para PC, Mac e Android
close-link