Os melhores antivirus pagos e gratuitos de 2017

///Os melhores antivirus pagos e gratuitos de 2017

Todos os anos o site AV-Test que é referência internacional em testes de softwares de segurança divulga o ranking com os melhores antivirus pagos e gratuitos para Windows.

Eu utilizo essas informações, juntamente com a minha experiência de 10 anos trabalhando diretamente com suporte de informática para empresas, profissionais liberais e usuários domésticos para escrever anualmente esse guia.

Os critérios utilizados são os seguintes:

  • Proteção em tempo real – Capacidade do antivirus de proteger o sistema navegando em sites infectados, e-mails com anexos maliciosos, downloads da internet e dispositivos removíveis como um pen drive por exemplo.
  • Reparo – Demonstra a capacidade do antivirus de limpar um sistema já infectado e reparar funções essenciais do Windows, também testa a capacidade de encontrar malwares que se escondem do sistema (rootkits)
  • Performance – Indica a influência do antivirus no desempenho geral do Windows, fazendo cópia de arquivos, instalações, downloads da internet e utilizando programas populares como Excel e Word do pacote Office.
  • Usabilidade – Esse teste indica a facilidade de uso do antivirus, quantidade de mensagens e alertas que são exibidos ao usuário e o número de falsos-positivos apresentados, que acontece quando o antivirus indica um arquivo legítimo como uma ameaça.

Confira abaixo o ranking com os melhores antivirus pagos e gratuitos de 2017 para proteção de sistemas da Microsoft (Windows 7, Windows 8/8.1 e Windows 10), os testes são de Junho/2017.

Melhores antivirus pagos de 2017

Se você preferir pode ler os testes originais (em inglês) e detalhados diretamente no site da AV-Test, o que apresento aqui no guia com os melhores antivirus é um resumo, para apresentar a informação da maneira mais simples possível para você usuário.

Estou desconsiderando dos testes produtos que não são conhecidos no Brasil e não está disponíveis no nosso idioma, como o ThreatTrack por exemplo.

Os testes de proteção em tempo real e reparo estão indicados em uma única classificação na coluna “Protection“.

Os melhores antivirus pagos de 2017

O fato dos primeiros colocados estarem com a mesma pontuação em todos os testes não significa que são iguais, vou escrever alguns detalhes sobre o teste e minha experiência com os três primeiros colocados, Kaspersky, Avira e Norton.

Kaspersky Internet Security

O Kaspersky recebeu nota máxima de proteção em tempo real e recuperação do sistema, sua influência no desempenho do Windows foi mínima, mesmo usando uma configuração considerada comum para os padrões atuais.

No teste de usabilidade se saiu muito bem, não teve nenhuma incidência de falso-positivo e não atrapalha o usuário no uso do equipamento.

É na minha opinião o melhor antivirus pago que você pode escolher para proteger o seu equipamento, é o que indico a compra para todos os meus clientes e leitores.

O nível de proteção é excelente e quando necessário o suporte por telefone sempre me atendeu muito bem, além disso tem o melhor preço entres os melhores antivirus.

Visitar Loja Online Kaspersky

Avira Antivirus Pro

O desempenho do Avira também foi excelente, ficou atrás do Kaspersky em apenas 1% no teste de proteção, no teste de performance se mostrou um pouco mais pesado mas nada que deixasse o Windows lento.

Em usabilidade seus avisos não atrapalham o usuário e detectou apenas um falso-positivo.

Eu não costumo instalar o Avira para os meus clientes, somente quando eles já estão acostumados com ele, mas se for a sua opção o seu sistema também estará bem protegido.

Visitar Loja Online Avira

Norton Security

O Norton depois de algum tempo fora da briga pelo topo voltou muito bem, em termos de proteção ficou na frente do Avira por 1% e empatou com o Kaspersky.

Apenas no desempenho um Norton ficou um pouco para trás, deixou o Windows mais lento em relação ao Kaspersky e Avira.

Seu uso também é muito simples e os avisos são bem amigáveis, não teve nenhuma incidência de falso positivo.

Visitar Loja Online Norton

Melhor antivirus gratuito de 2017

Entre os melhores antivirus, apenas o Avast e a Microsoft (que não tem versão paga) participaram com versões gratuitas.

Os melhores antivirus gratuitos de 2017

O Avast acabou se saindo bem melhor em termos de proteção e por incrível que pareça teve um desempenho do Windows melhor, mesmo com o Windows Defender vindo integrado ao sistema com todas as otimizações possíveis.

Apenas no quesito usabilidade o Windows Defender se saiu melhor, as mensagens para a compra da versão paga do Avast podem incomodar um pouco o uso normal do computador.

Visitar Site Avast

Ficou com alguma dúvida sobre qual o melhor antivirus de 2017? Deixe um comentário, você também pode compartilhar esse guia nas suas redes sociais utilizando os botões abaixo.

Os melhores antivirus pagos e gratuitos de 2017
5 (100%) 5 votes
2017-09-21T22:46:41+00:00 setembro 12th, 2017|Segurança|2 Comments

2 Comentários

  1. Robson Machado 16 de setembro de 2017 at 00:37 - Reply

    Eu tenho gostado bastante de trabalhar com Kaspersky, está muito leve as últimas versões e funcionando muito bem com o Windows 10!

    • Denilson Marcos 21 de setembro de 2017 at 21:59 - Reply

      Oi Robson, eu tive pequenos problemas com Windows 10 apenas no lançamento, depois de alguns dias fazendo a atualização do Kaspersky tudo funcionou normalmente.

      Abraço!

Deixar um comentário

Grátis por 30 dias

Não perca a oportunidade de avaliar você mesmo o melhor antiví­rus do mundo em 2017!
CLIQUE AQUI
Segurança total para PC, Mac e Android
close-link