O que é black, white e gray hat? Guia básico de SEO

Você já ouviu falar em técnicas de SEO black hat? E as white hat? Se não conhece nenhuma das anteriores, certamente nunca ouviu falar sobre os métodos gray hat.

Quando trabalhamos o SEO de um site, devemos levar em conta as políticas dos mecanismos de busca. No caso, o Google é o mais importante dessa categoria, e ser removido de sua indexação pode ser considerado como “morte” para o site.

Neste conteúdo, vamos apresentar todas as “cores de chapéus” que mencionamos lá em cima. 

Boa leitura!

O que é black, white e gray hat? Guia básico de SEO

O que é black hat?

Das técnicas mais importantes, temos as black hat. Bem, são métodos importantes de serem evitados – a menos que você queira ser punido pelos mecanismos de busca.

Em resumo, os buscadores querem encontrar respostas para os usuários. Portanto, qualquer página que demonstre ter a resposta, mas faz isso por meio escusos, está aplicando técnicas de black hat.

Uma definição clara é a seguinte: são sites que não respeitam as regras estabelecidas pelos mecanismos.

Vamos ver como elas funcionam a seguir:

Táticas de black hat

A tática black hat mais comum é o spam de palavras-chave. O dono do site escolhe uma KW de volume alto e, ao invés de criar conteúdo relevante, prefere repeti-la por toda parte dentro de uma página.

Note que estamos falando de uma repetição fora do comum, muitas vezes sem fazer sentido para quem lê o conteúdo.

Há também técnicas relacionadas ao design do site. Anúncios sem botão para fechar, links que dizem levar para um local, mas enviam o usuário para outro e diversas outras técnicas.

Resultados no presente, punições no futuro

As técnicas black hat costumam funcionar no início, mas sempre acarretam punição dos buscadores. Se você está se perguntando “Como colocar meu site no topo do Google?”, com certeza não é com técnicas black hat.

Os mecanismos usam as melhores ferramentas que existem no mercado. Portanto, não pense que é fácil enganá-los. Ademais, eles também contam com o apoio da comunidade, a qual detesta os “chapéus pretos”.

O que é white hat?

Todos os profissionais de SEO usam técnicas white hat. Elas são as mais seguras, confiáveis e que, de fato, trazem resultados ao longo do tempo. Além disso, seu site não corre o risco de ser removido da indexação.

Se o black hat é sinônimo de não seguir as regras, o white hat é o extremo oposto: os métodos empregados não ferem nenhuma diretriz dos mecanismos de busca.

Vamos ver algumas estratégias dessa natureza.

Estratégias de white hat

Em resumo, as táticas white hat seguem o padrão que todo profissional de SEO segue: produzir conteúdos relevantes, trabalhar com palavras-chave de alto volume – e de maneira natural – e assim por diante.

Além disso, implementar um bom design também ajuda o site a subir no Google. A experiência do usuário é uma métrica complexa, mas fundamental para os mecanismos de busca.

Otimização de tempo também é white hat – um dos braços do SEO onPage.

Impactos esperados por essa técnica

Quando comparamos as técnicas black e white hat, vemos que a primeira mostra resultados no curto prazo, mas falha no longo (entende-se por longo prazo cerca de 1 ano, a depender do caso).

Já o white hat, embora quase não tenha resultados nos primeiros meses, vai fazer com que seu site ganhe cada vez mais autoridade, de maneira consistente e natural. Portanto, tem um efeito fenomenal no longo prazo.

O que é gray hat?

Por último, temos o gray hat, que é uma mistura de white com black hat – como acontece com as cores.

Como você deve imaginar, essas técnicas transitam entre permitidas e proibidas para os mecanismos de busca, não sendo nem uma, nem outra. Em geral, são técnicas que eram white hat, mas passaram a receber punição – ou foram desconsideradas.

Ou então são métodos que fogem um pouco da ética, mas não o suficiente para haver punição.

Técnicas comuns de gray hat

Uma técnica comum de gray hat é a compra de domínio com autoridade. Ou seja, uma empresa, ao invés de iniciar um site com domínio próprio, aproveita um domínio com autoridade.

Isso não é ilegal, de acordo com as políticas do Google, mas não é algo “natural” – e foge um pouco da ética, dado que algumas pessoas podem ser ludibriadas.

Os mecanismos não vão te punir de maneira automática por causa de táticas gray hat, mas você não precisa falar o que está fazendo em seu site para eles…

Resultados dessas ações

As técnicas gray hat precisam ser usadas com cuidado, pois podem acabar acarretando punição. Aliás, algumas delas estão mais para black hat do que para gray hat, tendo maiores chances de causar problemas.

Elas vão impulsionar seu site um pouco mais que as white hat, mas aumentam o risco de sofrer uma punição severa.

Precisa de ajuda com técnicas de SEO para seu site? Entre em contato com nossa equipe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima