5 dicas para aumentar a relevância do seu blog

Ter um blog corporativo é fundamental para uma empresa ter resultados positivos em vendas e também na lucratividade do negócio.


Isso porque as empresas que publicam em blogs tem visitas 3,7 vezes maior e 1,3 vezes mais conversões de visitantes em leads do que aquelas que não tem blog, segundo a Rock Content.

Por esse motivo o investimento em produção de conteúdo só aumenta nas empresas, chegando a 28%, de acordo com pesquisa da Rock Content.

Mas, antes de produzir conteúdos em blogs é preciso conhecer as métricas para posicionar um texto nos sites de busca e algumas técnicas são essenciais.

E neste conteúdo preparamos algumas dicas essenciais para o seu blog ter relevância e autoridade na internet.

1 – Tenha atenção a quantidade de palavras

A produção de textos é o principal tipo de conteúdo presente nos blogs corporativos e mesmo os pessoais.

Para conseguir ter destaque na internet, é preciso produzir um conteúdo que seja relevante não só para o público, mas também para as páginas de busca.

De acordo com o mesmo estudo da Rock Content, textos com quantidade de palavras entre 1200 e 3000 palavras tem o dobro de impacto de textos de 600 a 1200 palavras.

No geral, produza textos que sejam relevantes e que resolvam as dúvidas dos leitores. A quantidade de palavras pode variar entre 1200 e 1500 palavras, senão o conteúdo pode ser superficial.

Com um texto informativo e relevante, seu blog terá mais tráfego e melhor posicionamento nas páginas de busca.

2 – Revise os conteúdos

Para ter um blog de qualidade, não basta apenas produzir o conteúdo, mas revisar ponto a ponto buscando a perfeição.

Esse processo é mais amplo do que a gramática. Erros de ortografia não podem ocorrer em um artigo, pois o texto perderá credibilidade.

Mas, os conteúdos precisam ter informações corretas sobre o assunto, porque ter um conteúdo com dados incorretos prejudica a credibilidade com os leitores e no posicionamento nos buscadores.

No processo de revisão todos os erros são corrigidos, fazendo com que o conteúdo tenha qualidade gramatical e informativa.

3 – Divulgue o seu conteúdo

Produzir conteúdo de blog é bastante benéfico para anunciar na internet e atrair o público para sua empresa. Todavia, esse processo pode demorar um pouco.

A razão disso é que leva tempo para os buscadores posicionarem o conteúdo, sendo uma estratégia a longo prazo.

É possível divulgar o seu conteúdo em diversos canais de divulgação. Um dos mais eficientes é o E-mail Marketing, que é usado por 54% das empresas para aumentar o engajamento, segundo pesquisa da Ascend2.

Com o E-mail Marketing é possível enviar mensagens e ter um contato direto com a sua base de contatos. Se você usar ferramentas de automação de E-mails, pode-se saber a taxa de abertura e rejeição, podendo reenviar até todos lerem o E-mail, criando um fluxo de nutrição.

Outra boa ideia é divulgar o blog nas redes sociais. A razão disso é além do contato com o público, as redes possibilitam que o público envie feedbacks e sugestões do texto.

Além disso, você terá mais assuntos para escrever por meio de enquetes de opinião, permitindo que o público fique mais engajado a empresa.

4 – Use técnicas de SEO

O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas que ajudam algum site ser encontrado com mais facilidade nas páginas de busca.

Esse conjunto de técnicas é fundamental para o posicionamento do seu blog, pois segundo a própria Google, 75% dos usuários que pesquisam não passa da primeira página do buscador.

Existem duas formas de posicionar conteúdos com SEO, de forma orgânica e por links patrocinados.

O posicionamento orgânico são as páginas exibidas “naturalmente” nos mecanismos de busca dos buscadores. Seu principal objetivo é aumentar a autoridade da empresa no longo prazo, pois isso significa credibilidade para os usuários acessarem a página.

E existem também os links patrocinados, que são anúncios pagos colocados em destaque nos buscadores e redes sociais.

Esses links garantem rápidos resultados, pois o anúncio aparece imediatamente na primeira página do site de busca, aumentando o número de acessos do blog.

Para conseguir colocar em destaque o blog nos buscadores é necessário conhecer algumas técnicas como conteúdo de qualidade, títulos e subtítulos do conteúdo, quantidade de links internos e externos, a URL (endereço do site), entre outros.

Dessa forma, o seu conteúdo terá mais destaque no posicionamento, aumentando o número de acessos ao seu blog corporativo.

5 – Comente em outros blogs

Uma outra maneira de aumentar a relevância e o número de acessos do seu blog é fazendo comentários em outros blogs.

Isso pode ser feito de diferentes maneiras: ou você realiza um comentário pertinente sobre o assunto do artigo, ou responda comentários de outros leitores.

Você também pode elogiar o texto do autor e também o conteúdo, gerando uma empatia com o blog.

Lembre-se, todos os comentários feitos por você deverá ter um link, que preferencialmente deve ser de um conteúdo complementar ao texto.

Aumente a autoridade do seu blog

Os blogs corporativos são canais de produção de conteúdo que podem ajudar a sua empresa, ou plataforma de marketplace a ter mais vendas.

Isso porque o conteúdo produzido no blog aumentará a autoridade da empresa do mercado com conteúdos relevantes e de alto valor para o seu público.

Tanto que as companhias que utilizam blogs tem mais visitas e conversões em vendas do que as que não possuem.

Portanto, o blog pode ser um aliado para ter mais resultados em vendas, tornando sua empresa mais lucrativa.

Esse artigo foi escrito por Mateus Portela, Assessor de Imprensa do Marketing para Indústria.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima