Ter um blog corporativo é fundamental para uma empresa ter resultados positivos em vendas e também na lucratividade do negócio.
Isso porque as empresas que publicam em blogs tem visitas 3,7 vezes maior e 1,3 vezes mais conversões de visitantes em leads do que aquelas que não tem blog, segundo a Rock Content.
Por esse motivo o investimento em produção de conteúdo só aumenta nas empresas, chegando a 28%, de acordo com pesquisa da Rock Content.
Mas, antes de produzir conteúdos em blogs é preciso conhecer as métricas para posicionar um texto nos sites de busca e algumas técnicas são essenciais.
E neste conteúdo preparamos algumas dicas essenciais para o seu blog ter relevância e autoridade na internet.
1 – Tenha atenção a quantidade de palavras
A produção de textos é o principal tipo de conteúdo presente nos blogs corporativos e mesmo os pessoais.
Para conseguir ter destaque na internet, é preciso produzir um conteúdo que seja relevante não só para o público, mas também para as páginas de busca.
De acordo com o mesmo estudo da Rock Content, textos com quantidade de palavras entre 1200 e 3000 palavras tem o dobro de impacto de textos de 600 a 1200 palavras.
No geral, produza textos que sejam relevantes e que resolvam as dúvidas dos leitores. A quantidade de palavras pode variar entre 1200 e 1500 palavras, senão o conteúdo pode ser superficial.
Com um texto informativo e relevante, seu blog terá mais tráfego e melhor posicionamento nas páginas de busca.
2 – Revise os conteúdos
Para ter um blog de qualidade, não basta apenas produzir o conteúdo, mas revisar ponto a ponto buscando a perfeição.
Esse processo é mais amplo do que a gramática. Erros de ortografia não podem ocorrer em um artigo, pois o texto perderá credibilidade.
Mas, os conteúdos precisam ter informações corretas sobre o assunto, porque ter um conteúdo com dados incorretos prejudica a credibilidade com os leitores e no posicionamento nos buscadores.
No processo de revisão todos os erros são corrigidos, fazendo com que o conteúdo tenha qualidade gramatical e informativa.
3 – Divulgue o seu conteúdo
Produzir conteúdo de blog é bastante benéfico para anunciar na internet e atrair o público para sua empresa. Todavia, esse processo pode demorar um pouco.
A razão disso é que leva tempo para os buscadores posicionarem o conteúdo, sendo uma estratégia a longo prazo.
É possível divulgar o seu conteúdo em diversos canais de divulgação. Um dos mais eficientes é o E-mail Marketing, que é usado por 54% das empresas para aumentar o engajamento, segundo pesquisa da Ascend2.
Com o E-mail Marketing é possível enviar mensagens e ter um contato direto com a sua base de contatos. Se você usar ferramentas de automação de E-mails, pode-se saber a taxa de abertura e rejeição, podendo reenviar até todos lerem o E-mail, criando um fluxo de nutrição.
Outra boa ideia é divulgar o blog nas redes sociais. A razão disso é além do contato com o público, as redes possibilitam que o público envie feedbacks e sugestões do texto.
Além disso, você terá mais assuntos para escrever por meio de enquetes de opinião, permitindo que o público fique mais engajado a empresa.
4 – Use técnicas de SEO
O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas que ajudam algum site ser encontrado com mais facilidade nas páginas de busca.
Esse conjunto de técnicas é fundamental para o posicionamento do seu blog, pois segundo a própria Google, 75% dos usuários que pesquisam não passa da primeira página do buscador.
Existem duas formas de posicionar conteúdos com SEO, de forma orgânica e por links patrocinados.
O posicionamento orgânico são as páginas exibidas “naturalmente” nos mecanismos de busca dos buscadores. Seu principal objetivo é aumentar a autoridade da empresa no longo prazo, pois isso significa credibilidade para os usuários acessarem a página.
E existem também os links patrocinados, que são anúncios pagos colocados em destaque nos buscadores e redes sociais.
Esses links garantem rápidos resultados, pois o anúncio aparece imediatamente na primeira página do site de busca, aumentando o número de acessos do blog.
Para conseguir colocar em destaque o blog nos buscadores é necessário conhecer algumas técnicas como conteúdo de qualidade, títulos e subtítulos do conteúdo, quantidade de links internos e externos, a URL (endereço do site), entre outros.
Dessa forma, o seu conteúdo terá mais destaque no posicionamento, aumentando o número de acessos ao seu blog corporativo.
5 – Comente em outros blogs
Uma outra maneira de aumentar a relevância e o número de acessos do seu blog é fazendo comentários em outros blogs.
Isso pode ser feito de diferentes maneiras: ou você realiza um comentário pertinente sobre o assunto do artigo, ou responda comentários de outros leitores.
Você também pode elogiar o texto do autor e também o conteúdo, gerando uma empatia com o blog.
Lembre-se, todos os comentários feitos por você deverá ter um link, que preferencialmente deve ser de um conteúdo complementar ao texto.
Aumente a autoridade do seu blog
Os blogs corporativos são canais de produção de conteúdo que podem ajudar a sua empresa, ou plataforma de marketplace a ter mais vendas.
Isso porque o conteúdo produzido no blog aumentará a autoridade da empresa do mercado com conteúdos relevantes e de alto valor para o seu público.
Tanto que as companhias que utilizam blogs tem mais visitas e conversões em vendas do que as que não possuem.
Portanto, o blog pode ser um aliado para ter mais resultados em vendas, tornando sua empresa mais lucrativa.
Esse artigo foi escrito por Mateus Portela, Assessor de Imprensa do Marketing para Indústria.