A Michelin é uma melhores marcas de pneus do mercado, mas pouca gente conhece a história e a importância do Guia Michelin para o marketing de conteúdo como conhecemos hoje, ainda no século XX a Michelin conseguiu demonstrar como conteúdo útil e de qualidade, pode ajudar nas vendas e crescimento de uma empresa, em praticamente todos os segmentos do mercado.

O Guia Michelin surgiu em 1900, na época a empresa francesa comandada pelos irmãos André e Edouard Michelin, percebeu o crescimento do mercado automobilístico e desenvolveu uma espécie de guia turístico, com dicas de lugares para passeio e locais para se passar a noite, além de dicas de como trocar pneu e onde abastecer o seu veículo.

Na época a França contava com menos de 3000 carros e o grande objetivo do Guia Michelin era incentivar a compra e o uso dos veículos em viagens mais longas, com consequente desgaste dos pneus, impulsionando as vendas da empresa, uma estratégia genial que com toda certeza colaborou para Michelin se tornar referência que é hoje no mercado de pneus.

Sem publicidade direta, a Michelin conseguir atingir o seu objetivo e gerar relacionamento de confiança, se tornando autoridade no segmento de pneus e uma escolha mais natural no momento de compra, que na época era muito mais frequente, diante da qualidade dos pneus e péssima condições das estradas.

A origem do Guia Michelin e sua importância para o marketing de conteúdo

Estrelas do Guia Michelin

O guia Michelin evoluiu muito ao longo do tempo, e se tornou nos dias atuais uma das maiores e mais confiáveis referências gastronômicas no mundo inteiro. Para você ter uma ideia, no Brasil temos apenas 16 restaurantes com uma estrela no Guia Michelin, o que já é considerado muito bom, e apenas três com duas estrelas, Oro no Rio de Janeiro, D.O.M e Tuju em São Paulo.

Por aqui não temos nenhum restaurante com a classificação máxima de três estrelas, para conferir todos os restaurantes avaliados, acesse: guide.michelin.com.

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Como surgiu o Guia Michelin
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