Como limpar o nome sujo

Segundo a última pesquisa apresentada pelo Serasa Experian, o número de brasileiros com nome sujo atingiu a marca de 63,2 milhões de inadimplentes em 2019, número que cresce de forma acelerada e preocupante.


Geralmente o nome é incluído no cadastro dos Órgãos de Proteção ao Crédito como SPC, Serasa e Boa Vista SCPC, entre 30 e 90 dias após o vencimento da dívida, independente do motivo do não pagamento.

Nome sujo é um grande problema, praticamente te impede de conseguir crédito, atrapalha a conseguir emprego, além da grande dor de cabeça das ligações diárias por porte das empresas de cobrança.

Por isso eu escrevi esse guia para te ensinar como limpar o nome sujo, pagando o mínimo possível na negociação, utilizando apenas a internet para fazer os acordos e limpar o seu nome.

Como limpar o nome no Serasa, SPC e SCPC

Comece se organizando! É muito importante que você saiba exatamente o valor original da dívida e não o valor que está sendo cobrado agora, após aplicação de juros compostos com taxas altíssimas.

Isso vai te ajudar muito na hora de negociar a dívida com o seu credor e ficará muito mais fácil de fazer o pagamento e limpar o nome, se possível anote tudo em uma planilha ou até mesmo em um papel.

Geralmente empresas como Serasa, SPC e SCPC compartilham os seus banco de dados de inadimplentes, de forma que se você está com nome sujo em um deles, também ficará nos outros.

Mas o mesmo também é válido na hora de limpar o seu nome. Assim que quitar todos os débitos, é provável que o nome fique limpo em todos os cadastros, mas é bom acompanhar para ter certeza.

Como limpar o nome sujo no Serasa

Empresa brasileira que faz parte do grupo Global Experian, a Serasa mantém no ar um site totalmente gratuito para que os consumidores possam negociar as dívidas direto com os credores.

Aqui vale um destaque: A melhor maneira de limpar o seu nome pagamento o mínimo possível, é durante a realização do Feirão Serasa Limpa Nome, onde os descontos chegam em até 90% durante a campanha.

Siga os passos a seguir para limpar o nome sujo no site da Serasa:

  1. Acesse a plataforma “Lima Nome” através do site do Serasa Consumidor: https://www.serasaconsumidor.com.br/limpa-nome-online/.
  2. Digite o seu CPF e clique no botão consultar
  3. Faça o seu cadastro ou o login, caso já tenha se cadastrado anteriormente

Será apresentado na tela, todas as ofertas de acordos disponíveis para você, acessíveis com apenas alguns cliques.

Ao acessar um acordo, será mostrado o valor original da dívida, o valor da oferta com percentual de desconto, de acordo com a condição de pagamento escolhida. Como regra, o pagamento à vista sempre tem um desconto maior.

Basta escolher a opção que melhor se encaixa com a sua situação financeira e seguir as orientações da plataforma, para gerar o boleto de entrega ou quitação da dívida.

Muita atenção nessa etapa, escolha algo que de fato consiga pagar. Após aceitar o acordo, é como se fosse feita uma nova dívida e caso não pague, o nome ficará durante 5 anos no cadastros de inadimplentes a partir da data do novo acordo e não mais da dívida original.

Em algumas cidades é possível comparecer pessoalmente para a negociação, através do caminhão do Serasa Itinerante. O Serasa afirma que as condições são as mesmas da plataforma “Limpa Nome”, mais informações você consegue através do telefone 3003-6300.

Os procedimentos para limpar o nome no Serasa também podem ser feitas através do aplicativo oficial Serasa Consumidor, disponível em versões para Android e iOS.

Como limpar o nome sujo no SPC

O SPC Brasil implementou recentemente a plataforma Negociar Dívida Online, com o objetivo de facilitar a vida dos consumidores, que precisam organizar a sua vida financeira e recuperar o acesso a crédito.

A ferramenta também facilita a negociação entre os consumidores e as empresas credoras, o funcionamento é totalmente online.

Siga os passos abaixo para limpar o seu nome no SPC:

  • Acesse o site: https://www.negociardivida.com.br/negociar/.
  • Clique em “Negociar dívida” no botão com destaque em vermelho
  • Faça um pré-cadastro informando e-mail, CPF, DDD e número do telefone celular.
  • Selecione a forma como conheceu o site
  • Clica em “Quero Negociar”

Em seguida você receberá um e-mail com um link e um código de SMS para finalizar o seu cadastro e ter acesso à relação de empresas com negociações disponíveis.

Agora basta clicar em “Negocie Agora” para verificar as condições disponibilizadas pelas empresas participantes.

Será preciso selecionar a data de pagamento do acordo, a forma de pagamento e aceitar as condições propostas, clicando em “Finalizar Negociação – Parcelado” ou “Finalizar Negociação – À vista”.

Então basta clicar em “Aceito” no contrato de renovação da dívida o primeiro boleto ou o acesso ao pagamento via cartão será disponibilizado.

Após o pagamento, o estabelecimento comercial deverá acessar o SPC Brasil e efetuar a baixa do registro no seu CPF em um prazo de até 05 dias úteis.

A consulta de CPF no SPC Brasil é gratuita, pode ser realizada através do aplicativo oficial e também pode ser realizada presencialmente em uma das entidades associadas, como a Câmara dos Dirigentes (CDL) Lojistas ou Associações Comerciais.

Porém, a negociação efetiva dos débitos para limpar nome, só ocorre por meio da plataforma “Negociar Dívida Online”, mencionada acima.

Como limpar o nome no Boa Vista SCPC

A Boa Vista SCPC, diferente do Serasa e do SPC Brasil, faz somente a gestão do banco de dados com as informações de inadimplência dos consumidores.

A negociação é feita diretamente com os credores, o que acaba sendo uma grande desvantagem para o pagamento dos débitos.

A consulta na Boa Vista SCPC é gratuita e deve ser realizada através do acesso ao site Consumidor Positivo da Boa Vista SCPC. Basta digitar o seu CPF, clicar em “Consulte Já” e seguir as instruções da tela.

O atendimento presencial está disponível apenas na cidade de São Paulo.

Mantenha o nome limpo: Como não voltar a se endividar

É muito importante que você tenha controle do seu orçamento. Se na negociação dos débitos par a limpar o seu nome você optou por financiar a sua dívida, tenha certeza de que a parcela cabe no seu bolso.

Lembre-se que caso você atrase o pagamento, será considerada uma dívida totalmente nova e o seu nome poderá ficar incluso por mais 5 anos no cadastro de inadimplentes.

Confira no site do Oportunidades Profissionais um guia de como fazer um planejamento financeiro pessoal, para manter as finanças em dia e não voltar a se endividar.

Por fim, fique muito atento para não cair em golpes e falsas promessas. Existem empresas que dizem limpar o seu nome apenas pagando uma taxa fixa, independente do valor devido.

Se trata de um golpe bem conhecido na internet. Além de continuar com o nome sujo, você perderá o valor pago.

Guia: Como limpar o nome sujo em 2019

Conhece alguém que precisa limpar o nome? Compartilhe essas dicas que ensinam como limpar o nome sujo pagando menos nas suas redes sociais. Dúvidas ou sugestões? Utilize os comentários logo abaixo.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima