Como escolher um notebook

///Como escolher um notebook

Para saber como escolher um notebook você deve levar em conta alguns fatores muito importantes para escolher um modelo adequado para comprar.

É necessário alguns questionamentos básicos, como:

  • Qual o orçamento disponível?
  • Qual será o uso principal do notebook?
  • É um notebook para ficar em casa ou levar para o trabalho ou escola?

Respondida as perguntas, temos alguma direção para escolher o modelo ideal para o nosso uso.

O orçamento é a principal delas, de nada adianta querer um super notebook voltado para jogos e dispor de “apenas” R$ 1.500,00, será perda de tempo.

Da mesma forma, escolher um super notebook apenas para trabalhar com planilhas e uso básico de e-mail seria um desperdício de dinheiro.

Saber se quer um notebook apenas para ficar em casa ou se é necessário andar com ele é fator muito importante na hora de determinar o tamanho da tela e o peso ideal.

Confira as dicas que separei para ajudar você a escolher um notebook de qualidade, pagando o mínimo possível.

Como escolher um notebook

Agora que já sabemos o orçamento, uso principal e o local onde vamos precisar do notebook, chegou a hora das especificações técnicas do notebook.

Confira alguns detalhes que você não pode deixar de conferir antes de efetuar uma compra.

Escolha da marca

A escolha da marca é tão importante quanto as configurações, no ranking atualizado de melhores marcas de notebook fabricantes como Lenovo, Asus, Dell e HP estão no topo e eu acompanho a lista como as marcas que gosto de indicar as meus clientes e leitores.

Porém com um orçamento mais baixo, marcas como Acer costumam oferecer bons equipamentos, com um custo menor.

Processador

Se no começo do texto você definiu que precisa de um notebook exclusivamente para trabalhar fazendo tarefas básicas como navegar na internet, fazer textos e planilhas e acessar e-mails, é possível que um processador mais básico como o Intel Celeron possa atender a sua necessidade.

Porém eu sugiro que você só faça a escolha por um modelo de entrada como o Celeron caso o seu orçamento não comporte a compra de um notebook com no mínimo um processador Core i3.

A ordem de desempenho (e custo) atual para processadores Intel é:

  1. Celeron
  2. Pentium
  3. Core i3
  4. Core i5
  5. Core i7

Faça a escolha seguindo as dicas iniciais, de dimensionar o modelo de acordo com o uso e orçamento disponível.

Memória

A quantidade de memória RAM não tem muito segredo, a grande maioria dos notebooks atuais vem com no mínimo 4 GB de memória e esse é o mínimo que eu sugiro que tenha no modelo que você escolher.

Alguns poucos modelos terão 6 GB e modelos superiores já vem de fábrica com 8 GB de memória, mas só precisam dessa quantidade usuários que vão trabalhar com programas pesados como AutoCAD, Corel Draw, entres outros, para uso básico 4 GB é o suficiente.

Caso necessário o upgrade de memória em notebooks é muito simples e com custo relativamente baixo, você pode adicionar mais memória ao seu equipamento escolhido no futuro, caso ache necessário.

HD ou SSD

Mesmo os modelos mais simples, já trazem nas configurações um HD de 500 GB, que pra grande maioria dos usuários é mais do que suficiente.

Modelos superiores já vem com 1 TB (dobro de 500 GB) de espaço.

Modelos que trazem um SSD de fábrica costumam ser bem mais caros, mas se o custo cabe no seu orçamento, não pense duas vezes.

Para quem não sabe, de forma bem resumida o SSD é uma evolução do HD, extremamente mais rápido porém com o custo por GB bem maior.

Como exemplo, um SSD atual de 120 GB tem o mesmo preço de um HD de 1 TB.

Aliás, a troca do HD por um SSD é um dos melhores upgrades que podem ser feitos em um notebook.

Peso e tamanho da tela

Quanto maior o tamanho da tela, mais pesado será o seu notebook.

Se você quer um equipamento apenas para utilizar em casa e sair com ele apenas eventualmente, pode ficar a vontade para escolher modelos com tela de 15 polegadas ou mais.

Agora, se a sua intenção é levar o notebook diariamente para o trabalho ou locais de estudo, escolha no máximo um modelo com 14 polegas, o ideal mesmo são modelos de 11 ou 12 polegadas, mas esses costumam custar um pouco mais caro.

Sistema Operacional

A grande maioria dos fabricantes já mandam de fábrica o notebook com o Windows 10 instalado.

Se você tem algum conhecimento ou deseja aprender mais sobre o Linux, a Dell costuma oferecer bons modelos com o Ubuntu e você economiza com a licença.

Porém eu não recomendo que você compre um notebook com Linux para colocar um versão pirata do Windows, além de ilegal é pedir para ter problemas.

Um defeito que de praticamente todos os fabricantes é quantidade de programas desnecessários que vêm instalados de fábrica, os chamados Bloatware, a maioria costuma vir também com algum software de proteção super pesado e que passa longe de ser o melhor antivirus para o seu equipamento.

A minha sugestão é que após a compra de um notebook que vem de fábrica com Windows 10 ou qualquer outra versão, é que você faça um instalação limpa, com somente o necessário esses equipamentos ficam bem mais rápidos, principalmente modelos mais simples.

Gostou desse artigo que ensina como escolher um notebook? Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário logo abaixo, será um prazer responder!

Como escolher um notebook
5 (100%) 2 votes
2017-09-21T22:45:48+00:00 setembro 7th, 2017|Guia de Compras|0 Comments

Deixar um comentário

Grátis por 30 dias

Não perca a oportunidade de avaliar você mesmo o melhor antiví­rus do mundo em 2017!
CLIQUE AQUI
Segurança total para PC, Mac e Android
close-link