Erro SPED: “Ocorreu uma falha crítica na aplicação. O PVA será fechado automaticamente…”

Recentemente atendi um dos meus clientes, um escritório de contabilidade aqui de Belo Horizonte, com o seguinte erro ao executar o aplicativos do SPED: “Ocorreu uma falha crítica na aplicação. O PVA será fechado automaticamente. Aguarde alguns minutos e abra novamente”.

Foram necessárias um conjunto de ações para resolver o problema, que descrevo abaixo para servir como um guia para outros profissionais ajudarem os seus clientes.

Para os profissionais que não conhecem, SPED é o “Sistema Público de Escrituração Digital”, muito utilizado nos escritórios de contabilidade para entrega online de documentos fiscais e contábeis.

Reunindo informações espalhadas da internet, nos fóruns contábeis e sites especializados, descrevo abaixo de forma organizada tudo que foi feito no equipamento para resolver a mensagem de erro.

Executar como administrador

A primeira tentativa, é a mais simples de todas, ao tentar executar o programa clique o botão direito no atalho e selecione a opção “Executar como administrador”.

Em alguns fóruns contábeis, apenas essa ação foi suficiente para resolver o problema.

Ao que parece, a pasta onde ficam instalados os programas do SPED exigem permissões de administrador para serem executadas corretamente, por alguma falha em alguma atualização não é instalado assim como padrão.

Verificar o antivírus

Outra possibilidade grande de estar causando o erro, é o antivírus instalado no computador.

A solução seria adicionar uma exceção de segurança para os programas do SPED.

No Windows 10, o Defender (antivírus da Microsoft) vem instalado por padrão, para adicionar uma exclusão utilize o seguinte tutorial da Microsoft:

https://support.microsoft.com/pt-br/help/4028485/windows-10-add-an-exclusion-to-windows-defender-antivirus

Adicionar exclusão no antivírus para resolver problemas no SPED

Se você utilizar outro software antivírus, será necessário procurar na página de suporte do fabricante como adicionar uma exclusão, mas geralmente não tem muita dificuldade.

Leia também: Melhores antivírus para Windows

Firewall do Windows

O Firewall funciona como uma parede entre o Windows e a internet, também pode estar causando o erro no SPED.

A melhor maneira de testar, é desativar temporariamente o Firewall do Windows (clique no link para ler o tutorial) e executar novamente os programas como administrador, se resolver será necessário adicionar exceções manualmente para cada programa do SPED no Firewall.

Suporte de informática para escritórios

Li recentemente um artigo sobre suporte de informática para escritórios no site do Profissionais TI e gostaria de deixar aqui uma nota.

Aprender os erros mais comuns em programas de escritórios, principalmente contabilidade e advocacia, é um grande trunfo para um Técnico em Informática, essas aplicações apresentam problemas frequentes (muita das vezes com solução simples) e esses clientes tem sempre urgência máxima na solução.

Problemas mais comuns:

  • Erros na instalação ou execução do certificado digital
  • Problemas no sistema de PJe ou CNJ
  • Problemas de conectividade social
  • Emissão de NFs com mensagens de erro

No caso específico do SPED, se você tem ou pretende atender clientes de contabilidade, compensa até mesmo fazer um curso de SPED fiscal para dominar todo o processo, você terá demanda frequente de atendimento, podendo inclusive fechar um contrato de suporte mensal, vantajoso para ambas as partes.

Como exemplo, eu tenho um contrato com um escritório de advocacia aqui em Belo Horizonte, passo por lá uma vez por semana para conferir o funcionamento dos equipamentos e a grande maioria dos problemas eu resolvo quase que instantemente através do suporte remoto, com o TeamViewer.

Geralmente é algum tipo de permissão de execução do Java, versão incorreta do navegador, coisas que com o tempo você domina e resolve rapidamente.

Dúvidas sobre o erro “Ocorreu uma falha crítica na aplicação. O PVA será fechado automaticamente. Aguarde alguns minutos e abra novamente” ou conseguiu resolver de alguma outra forma? Deixe um comentário abaixo!

Solução do erro: "Ocorreu uma falha crítica na aplicação. O PVA será fechado automaticamente. Aguarde alguns minutos e abra novamente" no SPED

Erro SPED: “Ocorreu uma falha crítica na aplicação. O PVA será fechado automaticamente…”
5 (100%) 1 vote
2018-09-02T14:35:39+00:00 setembro 2nd, 2018|Tutoriais|0 Comments

Leave A Comment