Qual o melhor Antivírus para empresas? Confira!

Já avaliei aqui no site qual o melhor antivírus pago do mercado, tendo como referência os testes da AV-Comparatives, que serve como base para usuários domésticos, profissionais liberais e micro empresas com um número limitado de equipamentos e funcionários. Agora vamos descobrir o melhor antivírus para empresas do mercado.

Se você é proprietário de uma pequena/média empresa e deseja proteger adequadamente todos os dados e equipamentos, incluindo  computadores, notebooks, servidores e celulares, o ideal é adquirir um antivírus corporativo.

Elaborei esse artigo com base nos testes da AV-Test, que é uma instituição internacional independente, muito tradicional e respeitada no mercado de testes de antivírus.

Durante os testes, são avaliados três critérios principais: Proteção – Performance – Usabilidade.

Confira a lista dos produtos que participaram dos testes, destaquei em negrito os antivírus para empresas mais conhecidos no nosso mercado:

    • Bitdefender Endpoint Security
    • Cylance Protect
    • F-Secure Client Security
    • G-Data Antivírus Business
    • Intel Security McAfee Endpoint Security
    • Kaspersky Lab Small Office Security
    • Seqrite Endpoint Security
    • Sophos Endpoint Protection
    • Symantec Endpoint Protection
    • Trend Micro Office Scan
    • Microsoft System Center Endpoint Protection

Proteção

Proteção em tempo real e heurística

O teste de proteção em tempo real é um dos mais importantes e avalia a capacidade do antivírus de manter o equipamento protegido contra ataques de diferentes tipos de malware, ameças da internet e e-mails falsos.

Conteúdo relacionado: Qual o melhor Anti-Malware

Os técnicos da AV-Test e instalam e atualizam os produtos em cada computador do laboratório, utilizando as configurações padrões de cada um. A partir disso, sites conhecidos com conteúdo malicioso são acessados e os resultados são documentados. O esperado aqui é que o antivírus bloqueie o acesso ao site ou a todo o seu conteúdo, exibindo um alerta ao usuário.

Após um período, os técnicos avaliam novamente todas as ações do equipamento determinar se as ameaças foram realmente bloqueadas com sucesso.

A proteção heurística é basicamente a capacidade do antivírus de lidar corretamente com novas ameaças, ainda desconhecidas.

Conseguiram nota máxima nos testes (100% de eficiência) os antivírus  Bitdefender, KasperskyF-Secure, Symantec e Trend Micro, além do Sophos que é muito pouco conhecido no mercado nacional. Destaque negativo para o antivírus da Microsoft, que teve apenas 90% de eficiência.

Melhor antivírus para empresas - Proteção

Performance

O teste de performance avalia basicamente a influência da instalação do antivírus no desempenho dos equipamentos em suas principais tarefas, como acessar sites, download de arquivos, e-mails, cópias de arquivos na rede e instalação de aplicativos. Cada ação é executada repetidas vezes, para gerar um resultado mais preciso dos testes.

O resultado é medido em segundos, quanto menos tempo, melhor o resultado.

O único antivírus que conseguiu nota máxima foi o Kaspersky, com 0 segundos. Seguido por Bitdefender, F-Secure, Symantec e Trend-Micro, todos com 1 segundo.

O pior resultado do teste foi do antivírus Seqrite, com 8 segundos de atraso. Entre os produtos mais conhecidos, o pior resultado foi novamente da Microsoft, com 3 segundos.

Antivírus para empresas - Desempenho

Usabilidade

O teste de usabilidade é feito em conjunto com o teste de desempenho e avalia a facilidade de uso por parte dos usuários e o número de incidências de falsos-positivos, que ocorre quando o antivírus avalia aplicativos legítimos, como se fossem ameaças.

O teste também envolve alertas falsos em sites seguros e algum tipo de bloqueio inesperado durante a instalação de programas seguros.

Conseguiram nota máxima os produtos Intel, Kaspersky, Bitdefender, Trend-Micro e Microsoft, todos eles muito fáceis de se utilizar e com uma única incidência de falso-positivo.

A pior nota do teste ficou com o antivírus Cylance com 25 casos de falsos-positivos. Entre os produtos mais conhecidos a pior nota ficou com o F-Secure, que detectou oito aplicativos e/ou ações seguras como sendo ameaças.

melhor-antivirus-empresas-usabilidade

Conclusão: Qual o melhor antivírus para empresas?

Vários produtos tiveram ótimo desempenho nos testes, entre eles o Bitdefender, Symantec e o Trend-Micro, porém o Kaspersky Small Office Security foi o único antivírus a conseguir nota máxima (conforme imagem abaixo) em todos os testes, conseguindo ser o melhor antivírus para empresas do mercado.

Você pode adquirir o Kaspersky Small Office com o melhor preço possível diretamente na loja oficial da Kaspersky clicando aqui.

Conclusão - Kaspersky - Melhor antivírus para empresas

Link para os testes completos (em inglês): The best antivirus software for Windows Client Business User

Ficou com alguma dúvida ou tem algo a dizer? Utilize os comentários logo abaixo, será um prazer responder a todos.

Qual o melhor Antivírus para empresas? Confira!
5 (100%) 7 votes