O que é Mindset e como isso influencia nos negócios


Traduzindo para o português, a palavra “mindset” significa mentalidade. Acredite, a sua mentalidade, o modo como você, pode influenciar – e muito – os rumos do seu negócio.

Entretanto, calma! Mindset não tem nada a ver com “poder do pensamento” ou qualquer coisa do tipo autoajuda.

Mindset é como a sua mente está programada para lidar com as mais variadas situações. É a forma de pensar que cada um conduz para resolver e lidar com as situações do cotidiano.

Entendendo os tipos de Mindset

Para entender melhor esse conceito, vale a pena conhecer os tipos de mindset existentes. Cada um representa um estilo de pensamento e influencia as atitudes individuais.

Mindset Fixo

As pessoas que possuem um mindset fixo acreditam que as suas características comportamentais são inatas, que já nasceram com tais qualidades e que elas sempre fizeram parte da sua personalidade.

Um exemplo disso é que se a pessoa acredita que possui talento para liderar uma equipe de negócios, todos os resultados positivos que a equipe obteve apenas comprovam esse dom.

Caso os resultados não sejam satisfatórios, a pessoa vai se sentir frustrada e questionar as suas habilidades.

Por essa razão, o mindset fixo nem sempre é um motivador, podendo gerar algumas limitações nas atitudes de um empreendedor, pois bastam alguns sucessivos fracassos para ele ser abatido pelo desânimo.

Mindset Crescente

Ao contrário do fixo, quem tem o Mindset crescente encara as suas capacidades como algo que está em constante desenvolvimento. Um exemplo disso pode ser a pessoa que está aprendendo técnicas de programação.

Ao encarar a linguagem Python pela primeira vez e errar na hora de utilizar os códigos dessa linguagem, essa pessoa não vai pensar que “não nasceu para isso”, pelo contrário, ela poderá se sentir estimulada para aprender ainda mais.

Por essa razão, é bem provável que um empreendedor com Mindset crescente pode influenciar de maneira positiva a maneira como ele gerencia o seu negócio.

A influência do Mindset no empreendedorismo

Se um empreendedor toma as suas decisões seguindo aos conceitos que ele acredita e aprendeu ao longo da sua vida pessoal e profissional, o resultado dessas decisões vai estar ligado com essa programação mental, ou seja, com o seu Mindset.

Atitudes como a vontade de conquistar sempre mais e de superar novos desafios devem fazer parte da mentalidade de um empreendedor.

Além disso, quem tem o Mindset voltado para os negócios deve partir para ação e transformar sonhos em metas, tomando as decisões necessárias para realizá-las.

Nesse caso, alguém com Mindset crescente e ciente da atual importância da internet nos negócios entenderá facilmente a importância da criação de um site para a sua empresa.

Um exemplo na prática do que é um Mindset pode ser um empreendedor que possui uma mentalidade antenada com as novas tecnologias proporcionadas pela internet.

Diante disso, certamente esse empresário vai estar ciente dos recursos web, tais como saber qual é a importância de um blog, saber como captar leads por meio do e-mail marketing e como deve ser a realização de postagens em redes sociais.

Ou seja, esse empreendedor estará a par também da importância de um bom serviço de web hosting para o seu site. Ele saberá também que uma hospedagem de site WordPress, por exemplo, tem vários recursos e é a ideal para quem tem um site feito nessa plataforma.

Caso o empreendedor tenha um Mindset crescente, é possível que ele mesmo altere esse seu tipo de pensamento, sempre buscando o que é melhor para a sua equipe de trabalho e para a sua empresa.

Mude a sua maneira pensar e veja a sua equipe também render mais

Um empreendedor que possui Mindset crescente tem condições para desenvolver o potencial da sua equipe a estimular a buscar cada vez mais os melhores resultados. Porém, é normal que em um grupo de pessoas nem todos tenham esse tipo de Mindset.

Por isso, é importante que o próprio empreendedor busque melhorias e incentive o desenvolvimento das suas próprias habilidades, assim ele poderá passar essa cultura aos seus colaboradores. 

Para isso, inicie avaliando a maneira como a sua mente lida com informações externas e como isso se reflete nas atitudes. Analisar como você compreende a realidade e transforma essas percepções em ações é o passo inicial para desenvolver um Mindset crescente.

Avalie então as situações que você já vivenciou. Diferencie o que foi resultado das suas ações e quais foram as causas alheias à sua vontade.

Desse modo, veja quais as ações poderiam ser melhoradas ou quais decisões diferentes você poderia seguir. Deixe a sua mente agir de acordo com a sua análise.

Também aproveite cada situação e lembre-se que nos fracassos é possível tirar boas lições. Com isso você contribuirá para o seu próprio crescimento e irá se fortalecer para superar todas as dificuldades.

Ao adotar um Mindset positivo para o seu dia a dia, você será capaz de trazer essa mesma cultura para a sua equipe.

Conclusão

Em um primeiro momento, o tema do Mindset pode parecer papo de livros de autoajuda, mas não dá para negar que conceitos como autoestima, otimismo e confiança são alicerces para um bom trabalho.

Portanto, trabalhe o seu Mindset de maneira positiva. Com isso você vai influenciar o seu negócio com bons resultados, pois tudo começa com um pensamento.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima