Pular para o conteúdo

Melhor antivírus para empresas e servidores

Confira testes atualizados e saiba qual o melhor antivírus para empresas em 2022, com as melhores opções corporativas para servidores e estações.

PUBLICIDADE

Já fiz vários posts aqui no site falando sobre antivírus do mercado doméstico, tendo como referência os testes da AV-Comparatives, que serve como base para usuários comuns, profissionais liberais e micro empresas com um número limitado de equipamentos e funcionários.

Agora vamos descobrir qual o melhor antivírus para empresas e servidores disponíveis do mercado. Se você é proprietário de uma pequena/média empresa e deseja proteger adequadamente todos os dados e equipamentos, incluindo  computadores, notebooks, servidores e celulares, o ideal é adquirir um antivírus corporativo.

Elaborei esse artigo com base nos testes da AV-Test, que é uma instituição internacional independente, muito tradicional e das mais respeitadas no mercado de testes de antivírus. Durante os testes, são avaliados três critérios principais: proteção, performance e usabilidade.

PUBLICIDADE

Confira a lista dos produtos que participaram dos testes, destaquei em negrito os antivírus para empresas mais conhecidos no nosso mercado:

  • Bitdefender Endpoint Security
  • Cylance Protect
  • F-Secure Client Security
  • G-Data Antivírus Business
  • Intel Security McAfee Endpoint Security
  • Kaspersky Lab Small Office Security
  • Seqrite Endpoint Security
  • Sophos Endpoint Protection
  • Symantec Endpoint Protection
  • Trend Micro Office Scan
  • Microsoft System Center Endpoint Protection

Testes para definir o melhor antivírus para servidores

Melhor antivírus para empresas e servidores de 2022

Proteção em tempo real e heurística

O teste de proteção em tempo real é um dos mais importantes e avalia a capacidade do antivírus de manter o equipamento protegido contra ataques de diferentes tipos de malwares, ameaças da internet e e-mails falsos.

Os técnicos da AV-Test e instalam e atualizam os produtos em cada computador do laboratório, utilizando as configurações padrões de cada um. A partir disso, sites conhecidos com conteúdo malicioso são acessados e os resultados são documentados. O esperado aqui é que o antivírus bloqueie o acesso ao site ou a todo o seu conteúdo, exibindo um alerta ao usuário.

Após um período, os técnicos avaliam novamente todas as ações do equipamento determinar se as ameaças foram realmente bloqueadas com sucesso.

A proteção heurística é basicamente a capacidade do antivírus de lidar corretamente com novas ameaças, ainda desconhecidas.

Conseguiram nota máxima nos testes (100% de eficiência) os antivírus  BitDefender, KasperskyF-Secure, Symantec e Trend Micro, além do Sophos que é muito pouco conhecido no mercado nacional. Destaque negativo para o antivírus da Microsoft, que teve apenas 90% de eficiência.

Melhor antivírus corporativo - Proteção

Performance

O teste de performance avalia basicamente a influência da instalação do antivírus no desempenho dos equipamentos em suas principais tarefas, como acessar sites, download de arquivos, e-mails, cópias de arquivos na rede e instalação de aplicativos. Cada ação é executada repetidas vezes, para gerar um resultado mais preciso dos testes.

O resultado é medido em segundos, quanto menos tempo, melhor o resultado.

PUBLICIDADE

O único antivírus que conseguiu nota máxima foi o Kaspersky, com 0 segundos. Seguido por BitDefender, F-Secure, Symantec e Trend-Micro, todos com 1 segundo.

O pior resultado do teste foi do antivírus Seqrite, com 8 segundos de atraso. Entre os produtos mais conhecidos, o pior resultado foi novamente da Microsoft, com 3 segundos.

Melhor antivírus empresarial - Desempenho

Usabilidade

O teste de usabilidade é feito em conjunto com o teste de desempenho e avalia a facilidade de uso por parte dos usuários e o número de incidências de falsos-positivos, que ocorre quando o antivírus avalia aplicativos legítimos, como se fossem ameaças.

O teste também envolve alertas falsos em sites seguros e algum tipo de bloqueio inesperado durante a instalação de programas seguros.

Conseguiram nota máxima os produtos Intel, Kaspersky, BitDefender, Trend-Micro e Microsoft, todos eles muito fáceis de se utilizar e com uma única incidência de falso-positivo.

A pior nota do teste ficou com o antivírus Cylance com 25 casos de falsos-positivos. Entre os produtos mais conhecidos a pior nota ficou com o F-Secure, que detectou oito aplicativos e/ou ações seguras como sendo ameaças.

Teste dos melhores antivírus para servidores

Conclusão: Qual o melhor antivírus para empresas?

Vários produtos tiveram ótimo desempenho nos testes, entre eles o BitDefender, Symantec e o Trend-Micro, porém o Kaspersky Small Office Security foi o único antivírus a conseguir nota máxima em todos os testes, conseguindo ser o melhor antivírus para empresas e servidores do mercado corporativo.

Você pode adquirir o Kaspersky Small Office com o melhor preço possível diretamente na loja oficial da Kaspersky ou conseguir algum um cupom de desconto clicando no banner abaixo, tem sempre boas ofertas.

O que achou sobre os testes e esse guia de como escolher um antivírus corporativo para proteger os servidores e estações da sua empresa? Se for necessário me envie um e-mail no endereço [email protected] que posso oferecer uma consultoria personalizada, de acordo com a estrutura da empresa.

Dúvidas? Utilize os comentários logo abaixo!

Gostou do conteúdo?

Avalie a seguir

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *