Maneiras de aprender inglês mais facilmente

Aprender inglês é uma habilidade que pode ser adquirida, ou seja, não é uma habilidade natural ou um dom que a pessoa precisa nascer com ela. Então, antes de iniciar os estudos deste novo idioma o aluno deve ter em mente que ele pode sim aprender inglês de maneira simplificada, mas será necessário muito esforço, dedicação, disciplina e tempo, o que será recompensado com o aprendizado.

Opções como A Nossa Escola, oferecem cursos online com certificado, entre eles um curso grátis de inglês, uma ótima maneira de iniciar o aprendizado.

Para aprender inglês mais facilmente o aluno vai precisar mudar sua estrutura de estudo, que é independente do método ou técnica de estudo e aprendizado, pois existem maneiras mais simples, eficientes e que geram resultados melhores para o indivíduo.

Afinal de contas, quando alguém investe no aprendizado de inglês é porque ele quer se comunicar no idioma.

Vale reforçar que para ter sucesso no processo de estudo e aprendizado o aluno vai precisar de ter foco, dedicação, comprometimento e disciplina, pois estas características são indispensáveis para aprender inglês corretamente.

Veja a seguir algumas táticas para aprender inglês de maneira simples, que se adotados corretamente podem acelerar seu aprendizado.

Táticas para aprender inglês de maneira simples

Poucas pessoas sabem que existem algumas táticas e atitudes que independentemente do método adotado pelo aluno, podem acelerar o seu processo de aprendizagem, seja ele em inglês, outro idioma, ou até mesmo para o aprendizado em outras coisas que não tem qualquer relação com domínio de outro idioma.

Ou seja, de forma geral existe sim algumas maneiras simples e eficientes para aprender inglês mais facilmente. Mas, isso não significa que elas não exigiram esforço, dedicação, disciplina e tempo do aluno, já que apesar de simplificar o processo não o tornam menos árduo.

Veja a seguir 5 táticas que podem e vão impulsionar o seu aprendizado da língua inglesa:

1 – Consuma conteúdos em inglês

Consumir conteúdos diversos em inglês, como música, notícias, vídeos, podcasts, artigos de revista, posts de blog, livros, jornais e outros, visa permitir que o aluno trabalhe mais o seu vocabulário ao absorver mais o idioma. Isso porque a exposição ao idioma permite uma expansão dos conhecimentos em contextos diferentes.

Além disso, através da leitura e escuta constante o aluno também reforça o aprendizado na sua memória e ainda aumenta sua capacidade de compreensão, já que irá desenvolver melhor a sua capacidade de entender o idioma que está ouvindo ou lendo. Habilidade indispensável para quem deseja aprender inglês.

2 – Leia textos em inglês com áudio

Ler textos em inglês enquanto escuta o áudio, deste mesmo texto, com um narrador nativo da língua pronunciando corretamente cada palavra, vai permitir que o aluno leia, assimile e imite o narrador para pronunciar corretamente. Essa atitude auxilia o aprendizado porque permite que o aluno veja a escrita, ouça a pronúncia e trabalhe suas habilidades cognitivas.

Vale destacar que está prática deve ser feita com cautela e preferencialmente em textos curtos, já que será necessário que o aluno primeiro ouça o texto acompanhado por meio da leitura mental, quando deverá prestar atenção na entonação e na pronúncia do narrador para que o mesmo possa acompanhá-lo.

Depois disso, quando preparado, o aluno deve ler o texto sozinho, imitando a pronúncia do narrador, para treinar. E em seguida ele deve colocar o áudio para tocar novamente e falar o texto junto com o narrador, imitando todos os aspectos de fala do mesmo até aprender pronunciar corretamente.

3 – Use sistema de repetição

O sistema de repetição ou SRS (Spaced Repetition System), como também é conhecido, visa possibilitar que o aluno acelere o processo de absorção de palavras e estruturas em inglês, por meio de coletas de sentenças, frases ou estruturas, de materiais em inglês.

Ou seja, quando o aluno coleta frases desconhecidas em inglês, encontradas em conteúdos diversos que ele consome diariamente, ele basicamente cria o hábito de separar frases, com algum termo ou sentença que não fez sentido, para que posteriormente seja alvo de um estudo, que vai forçar sua memória de longo prazo a entender e a absorver o conteúdo.

4 – Tradução bidirecional

A tradução bidirecional tem o objetivo de permitir que o aluno aprimore o domínio do idioma durante o aprendizado de escrita, já que permite que o mesmo entenda melhor a estrutura toda do texto, tendo maior cautela e entendimento de cada termo utilizado.

Essa atitude, tática, tem o objetivo de exigir que o aluno aprenda a traduzir um texto, que ele já leu, ouviu e domina, do inglês para o português e/ou do português para o inglês para avaliar seu entendimento.

Isso porque, ao ter em mãos a tradução feita por ele e a tradução correta, ele pode corrigir seu erros e avaliar seus acertos, entendimento e aprendizado para buscar encontrar soluções que possa melhorar o seu desempenho.

5 – Pratique a conversação

A melhor maneira de aprender totalmente um idioma é falando no idioma, e assim sendo, a conversação é indispensável no estudo e aprendizado do inglês para qualquer pessoa. Afinal de contas, a comunicação também exige que você tenha a capacidade de falar o idioma.

Além do mais, a habilidade de falar é fundamental para você aprender inglês de verdade. Então não tenha medo de cometer erros, que são possíveis e até prováveis no início, pois se trata de um processo de aprendizagem que só será concluído quando você dominar a conversação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima