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Estratégia de retenção para gerar mais vendas em 2021

Um dos grandes desafios para os empreendedores é manter os clientes antigos, para que eles continuem comprando regularmente.

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A compra regular é a que mais gera receita e justamente por isso que é importante buscar estratégias de retenção para gerar mais vendas.  

Importância da retenção no Marketing Digital

A retenção de clientes tem um papel muito importante para o marketing, assim como para o time de vendas.

Apesar de os dois times trabalharem com focos diferentes, o objetivo é o mesmo: manter os clientes para que ele continue comprando e assim gerando receita.

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Retenção = Receita

Boa parte da receita de uma empresa é por conta da compra realizada por clientes antigos.

Isso corresponde a mais de 80% de receita de compradores recorrentes.

Por isso, é importante estabelecer estratégias e metas para manter esses clientes para convertê-los em vendas.

Buscar em sua base de clientes e fazer um trabalho de remarketing é essencial. 

O ideal é investir em estreitar o contato e fortalecer o relacionamento.

Quais são as principais estratégias de retenção para gerar mais vendas em 2021?

A retenção de clientes deve fazer parte da sua estratégia de marketing para que mensalmente se mantenha a receita de compras recorrentes.

Assim, somando as compras realizadas por novos clientes, será gerado um aumento de vendas.

O foco desta estratégia é buscar esse público que já conhece a sua marca, tentar encantá-lo e convertê-lo em vendas. 

Para isso, listamos três questões, que podem ser consideradas, os pilares da retenção de clientes. 

#1 Segmentação

A segmentação de clientes é de grande importância na hora de produzir conteúdo.

Isso porque após conquistar um cliente, é necessário levar um conteúdo exclusivo para ele, firmando a importância do cliente para a marca. 

Mas para isto funcionar, é importante segmentar este público, a fim de  que este conteúdo exclusivo seja entregue para clientes que potencialmente comprem. 

Entregar o conteúdo certo neste momento é a fórmula para mantê-lo engajado e convertido.

#2 Brindes promocionais

Os brindes promocionais nunca devem ser descartados de uma estratégia de marketing. O envio de kits e brindes pensados no público, como mochilas personalizadas, causa a sensação de pertencimento e valorização. 

Além disso,possui diversos benefícios: se destacar em meio a concorrência, atrair e engajar o seu público-alvo, e, principalmente, estreitar e fortalecer a relação marca-cliente.

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Além de ser uma ótima forma de promover a sua marca entre os clientes e potenciais clientes, os brindes promocionais são uma excelente forma de ação de remarketing e trazem resultados positivos para a retenção de clientes.

#3 Fidelização de clientes e relacionamento

A fidelização de clientes é a forma mais eficaz de retenção de clientes.

É eficiente para fortalecer o compromisso e a relação com o cliente, mostrando que ele é único e importante para a marca.

Por isso, leve em consideração a segmentação e os brindes promocionais, mas não esqueça de outras ações, como ofertas exclusivas e cupons de descontos. 

A criação de um programa de fidelização é algo a se considerar, seja um programa de pontos ou um clube de fidelidade.

Como mensurar a retenção a longo prazo?

A lógica é: quanto mais retenção, mais lucro. 

Isto é, além de estabelecer uma estratégia especificamente para retenção de clientes, a mensuração a curto e a longo prazo das taxas de retenção são de suma importância para melhorar as estratégias e prever tomadas de decisões. 

O caminho mais eficaz é nutrir e fidelizar clientes. 

Fortalecer o relacionamento com eles de forma consistente e duradoura é fundamental para mantê-los comprando da sua loja, colaborando com a receita. 

O relacionamento é um hábito e quanto mais você nutrir os leads, maiores são as chances de aumentar a receita e diminuir a taxa de rejeição

Por isso, é importante estar atento aos três pilares da retenção de clientes:

Aspecto de produto: usabilidade e utilidade de seu produto.

Suporte ao cliente: ações de atendimento ao cliente que sua empresa possui.

Geração de resultados: gerar valor ao cliente (geração de conteúdo)

Conclusão

A retenção de clientes é muito importante para a saúde financeira de uma empresa, mas se tratando de uma loja virtual, ela é primordial. 

Assim como nutrir clientes antigos com conteúdo e relacionamento é importante para manter a receita dos negócios.

Apesar de que as duas estratégias são destinadas a trabalhos distintos, elas caminham juntas e seus objetivos se convergem em um só: retenção de clientes e aumento de receita.

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