Erro ao executar a tarefa: Erro ao tentar assinar o documento, mensagem interna: [java.security.SignatureException: O Conjunto de chaves não existe
Essa mensagem é um erro bem comum ao tentar acessar o sistema do PJe, com o seu certificado digital. Existem algumas possibilidades diversas que podem causar o problema na identificação do certificado, faça o passo-a-passo e a cada etapa, confira se você já consegue acessar normalmente o sistema.
Desde a informatização dos sistema de advocacia eu lido com esse e outros diversos erros relacionados ao Java, certificado digital e com o próprio PJe, abaixo eu vou escrever em detalhes todo o processo que sigo para resolução completa do erro.
Mas se você precisar ou preferir contar com ajuda profissional, você pode contratar o serviço de suporte técnico online e eu mesmo faço todos os ajustes necessários para o funcionamento do PJe e demais sistemas, além de uma verificação básica no funcionamento do equipamento.
Instalação do certificado digital
O primeiro passo é se certificar que a instalação do certificado digital está correta no seu computador.
A maneira mais simples de testar, é acessando o site eCAC da Receita Federal e clicando na opção “Certificado Digital”, conforme imagem abaixo.
Ao clicar deve ser solicitado a senha do certificado e em seguida carregar a página com as suas informações no sistema da Receita Federal, indicando que com o certificado está tudo certo e que você pode passar para a próxima verificação.
Se por acaso foi exibida alguma mensagem de erro, o primeiro passo será corrigir a instalação do certificado, para isso você deve seguir as etapas:
- Acessar a página de suporte/downloads da certificadora (Certisign, Prodemge, Serasa, Valid, Serpro, entre outras)
- Fazer o download do instalador de acordo com o tipo de certificado. A1 para arquivo digital armazenado no computador e A3 para token o leitora de cartão
Como existem diversas certificadoras digitais diferentes, é inviável descrever o processo individual de cada uma, mas na página de suporte você encontra auxílio no processo.
Após a correta instalação, você deve ser capaz de se logar no eCAC, indicando que a instalação do certificado digital está correta.
Instalação do Navegador do PJe e PJe Office
Visando minimizar problemas de compatibilidade com diversos navegadores, a equipe de suporte desenvolveu o Navegador do PJe, é com ele que você deve priorizar os acessos, se ainda não fez a instalação, utilize esse link: http://www.pje.jus.br/wiki/index.php/Navegador_PJe. Se a mensagem “Erro ao tentar assinar o documento… O conjunto de chaves não existe” acontece dentro do próprio Navegador do PJe, ignore esse etapa e prossiga.
O PJe Office é o modo de assinatura que você deve utilizar para se logar, ele deve ser carregado junto do Windows toda vez que você liga o seu computador e você se certificar de que ele está instalando conferindo seu ícone ao lado do relógio do Windows, escrito “PJe”. Caso não localize, faça a instalação do PJe Office através do link: http://www.pje.jus.br/wiki/index.php/PJeOffice.
Toda vez que for perguntado o modo de assinatura, você deve informar o PJe Office.
Problemas na instalação do Java
Erros com o Java podem causar esse tipo de problema.
Acesse o Painel de Controle do Windows e remova todas as versões que você encontrar do Java, após reiniciar o computador reinstale a versão mais recente através do link: https://www.java.com/pt_BR/download/.
Dica final: Se o erro persiste no Navegador do PJe com o Java corretamente instalado, experimente tentar acessar o sistema utilizando a versão 41 do Mozilla Firefox.
Essas são todas as etapas que sigo para resolução do problema “Erro ao executar a tarefa: Erro ao tentar assinar o documento, mensagem interna: [java.security.SignatureException: O Conjunto de chaves não existe”. Dúvidas? Utilize os comentários abaixo ou me envie um e-mail através do endereço [email protected].
De fato, estou usando o firefox 41.0, Java e PjeOffice… Nada faz com que essa mensagem de erro pare de aparecer no meu computador. Somente começou com isso após formatação do notebook.
Oi Denya, você conseguiu executar todos os passos? Consegue utilizar o seu certificado digital em outros sites?
Infelizmente não deu certo
Fala David, você conseguiu executar todos os passos? O certificado digital funciona no site do e-CAC?
Bom dia!
Estou com esse problema na minha máquina que foi formatada. Eu consigo acessar outros sites como o e-cac, mas não consigo entrar no pje nem pelo navegador nem pelo mozila 41.
Agradeço desde já.
Oi Paulo, bom dia! Se for o caso, segue os procedimentos do link a seguir que faço pra você: https://denilsonmarcos.com.br/suporte-tecnico-informatica-online/
Abraço!
Bom dia. Estava com o mesmo problema, segui alguns passos do Denilson mas infelizmente não deu certo tb. Aí, fiz outra sequência e funcionou:
(O meu certificado é certisign, meu windows é o 7 X64, está todo atualizado com as benditas “instalações automáticas”).
Fiz o seguinte, então:
1-desinstalei os aplicativos de instalação que havia tentado usar, ou seja, zerei o que tinha feito até então;
2-reiniciei a máquina;
3-instalei o java mais atualizado;
4-instalei um aplicativo da Certisign chamado “certInstaler”. Botei para rodar;
5-este aplicativo começa em uma tela de análise, clique em iniciar e deixe ele se divertir. Depois ele iz os programas que estão faltando, instala e “voilá”, tudo funciona.
ATENÇÃO: ZERE os programinhas que estava a utilizar antes de fazer esse processo. Para que tenham uma idéia, eu havia instalado um “safenet authentication client”, da própria certisign e que SEM ele não funciona. Fiz, primeiramente, todo o procedimento sem desinstalá-lo e não funcionou! O “certInstaler” vai instalá-lo de novo e aí vai funcionar.
Abraços!
Ótimo Tom, obrigado pela contribuição!
Obrigada Tom! Consegui resolver meu problema. Realmente era o safenet que provocava o erro.
OBRIGADO CONSEGUI AQUI COM SUA POSTAGEM
A mensagem que aparece para mim é “Algum dos documentos não foi assinado ou quantidade de assinatura não confere!”.
Você poderia me ajudar? agradeço desde já
Oi Raisa, você pode enviar uma imagem?
Boa tarde Raisa, no meu sistema está aparecendo a mesma mensagem, você conseguiu resolver o seu? qual foi os passos que você fez para resolver? poderia informar por favor!
Boa tarde Marco, conseguiu resolver? Se sim, poderia me passar o procedimento? Desde já, agradeço.
Algum dos documentos não foi assinado ou quantidade de assinatura não confere!
mesma coisa
Já tem bastante tempo sua pergunta, mas tive esse problema agora e consegui resolver acessando de outro navegador, no caso eu estava tentando pelo Chrome, sem sucesso, mas consegui com o Mozilla Firefox.
Álvaro, obrigada pela resposta. Estava tendo o mesmo problema. Já tinha atualizado o Java e persisitiu, consegui assinar pelo Mozilla.
Conseguiu achar a solução? O meu esta dando a mesma mensagem.
Consegui entrando pelo Firefox porque pelo Chrome continua dando o mesmo erro.
Estou tendo o mesmo problema! Alguém com a solução?
Estava com esse mesmo erro, troquei de navegador e consegui protocolar normalmente.
Estou com o mesmo problema nesse exato momento
Dyeferson, consegui protocolar utilizando o firefox agora 9/2/22 às 20h45.
Eu estava tentando pelo chrome mas nao estava dando certo.
o meu está com o mesmo problema, estou desesperado pois tenho um prazo e já é noite
Depois que removi o Safenet parou de aparecer o erro.
Porém agora aparece um “null”
E agora? Como resolvo isso?
Att.
Marco Aurélio
no jpe do tjmg não consigo assinar documentos
inicialization failed
este e o erro
Boa tarde, Sérgio. Conseguiu resolver o problema? (no jpe do tjmg não consigo assinar documentos. inicialization failed. este e o erro).
Pois também estou com o mesmo problema e não sei resolver.
Obrigado.
Bom dia. Consigo acessar o sistema pje mas não consigo assinar documentos através do pje office.
O meu fica dando o erro java.security.keyexception: Chave inválida
Boa tarde. O mesmo problema surgiu aqui? Conseguiu resolver?
Mesma coisa aqui.
Bom dia, aqui está acontecendo um erro diferente.. sem q solicito assinatura de documentos baixa o assinador mas o windows não acha com qual programa deve abri-lo… Já tentei com Java, PJe, java web launcher.. quando abro com o último recebo “não é possível acionar o aplicativo” consegue me ajudar??
Boa tarde,
Nao estou conseguindo juntar documentos, esta aparecendo a seguinte mensagem:
Alguns dos documentos não foram assinados ou quantidade de assinatura não confere
olá. nao consigo assinar documentos, dá a seguinte mensagem: Algum dos documentos não foi assinado ou quantidade de assinatura não confere!
Obrigado, consegui. Fiz o procedimento de assinatura entrando pelo Firefox
Obrigado, com sua ajuda consegui resolver.
Prezados, estou passando pelo seguinte problema com o PJE: quanto tendo assinar os documentos para protocolar a petição, aparece a seguinte mensagem: “algum documento não foi assinado ou a quantidade de assinatura não confere”.
Mudei de navegador e o problema persiste.
Alguém encontrou solução para isso?
Muito obrigada, também consegui agora pelo Firefox.
Muito obrigada Álvaro, também consegui agora pelo Firefox.
O problema é o navegador mesmo. Testei com o Chrome, o Edge, mas só funcionou com Mozila Firefox.
Erro ao tentar assinatura dos arquivos. Tente Novamente – TRF5 pje. Preciso de ajuda para resolver esse problema
Só consegui reinstalando o driver do token, o pje e limpando os caches de navegação do navegador crhome ou mozilla.