Problema PJe: Erro ao tentar assinar o documento… O Conjunto de chaves não existe.

Erro ao executar a tarefa: Erro ao tentar assinar o documento, mensagem interna: [java.security.SignatureException: O Conjunto de chaves não existe


Essa mensagem é um erro bem comum ao tentar acessar o sistema do PJe, com o seu certificado digital. Existem algumas possibilidades diversas que podem causar o problema na identificação do certificado, faça o passo-a-passo e a cada etapa, confira se você já consegue acessar normalmente o sistema.

Desde a informatização dos sistema de advocacia eu lido com esse e outros diversos erros relacionados ao Java, certificado digital e com o próprio PJe, abaixo eu vou escrever em detalhes todo o processo que sigo para resolução completa do erro.

Mas se você precisar ou preferir contar com ajuda profissional, você pode contratar o serviço de suporte técnico online e eu mesmo faço todos os ajustes necessários para o funcionamento do PJe e demais sistemas, além de uma verificação básica no funcionamento do equipamento.

Instalação do certificado digital

O primeiro passo é se certificar que a instalação do certificado digital está correta no seu computador.

A maneira mais simples de testar, é acessando o site eCAC da Receita Federal e clicando na opção “Certificado Digital”, conforme imagem abaixo.

Teste do certificado digital acessando o site do eCAC

Ao clicar deve ser solicitado a senha do certificado e em seguida carregar a página com as suas informações no sistema da Receita Federal, indicando que com o certificado está tudo certo e que você pode passar para a próxima verificação.

Se por acaso foi exibida alguma mensagem de erro, o primeiro passo será corrigir a instalação do certificado, para isso você deve seguir as etapas:

  • Acessar a página de suporte/downloads da certificadora (Certisign, Prodemge, Serasa, Valid, Serpro, entre outras)
  • Fazer o download do instalador de acordo com o tipo de certificado. A1 para arquivo digital armazenado no computador e A3 para token o leitora de cartão

Como existem diversas certificadoras digitais diferentes, é inviável descrever o processo individual de cada uma, mas na página de suporte você encontra auxílio no processo.

Após a correta instalação, você deve ser capaz de se logar no eCAC, indicando que a instalação do certificado digital está correta.

Instalação do Navegador do PJe e PJe Office

Visando minimizar problemas de compatibilidade com diversos navegadores, a equipe de suporte desenvolveu o Navegador do PJe, é com ele que você deve priorizar os acessos, se ainda não fez a instalação, utilize esse link: http://www.pje.jus.br/wiki/index.php/Navegador_PJe. Se a mensagem “Erro ao tentar assinar o documento… O conjunto de chaves não existe” acontece dentro do próprio Navegador do PJe, ignore esse etapa e prossiga.

O PJe Office é o modo de assinatura que você deve utilizar para se logar, ele deve ser carregado junto do Windows toda vez que você liga o seu computador e você se certificar de que ele está instalando conferindo seu ícone ao lado do relógio do Windows, escrito “PJe”. Caso não localize, faça a instalação do PJe Office através do link: http://www.pje.jus.br/wiki/index.php/PJeOffice.

Toda vez que for perguntado o modo de assinatura, você deve informar o PJe Office.

Erro ao executar a tarefa: Erro ao tentar assinar o documento, mensagem interna: [java.security.SignatureException: O Conjunto de chaves não existe

Problemas na instalação do Java

Erros com o Java podem causar esse tipo de problema.

Acesse o Painel de Controle do Windows e remova todas as versões que você encontrar do Java, após reiniciar o computador reinstale a versão mais recente através do link: https://www.java.com/pt_BR/download/.

Dica final: Se o erro persiste no Navegador do PJe com o Java corretamente instalado, experimente tentar acessar o sistema utilizando a versão 41 do Mozilla Firefox.

Essas são todas as etapas que sigo para resolução do problema “Erro ao executar a tarefa: Erro ao tentar assinar o documento, mensagem interna: [java.security.SignatureException: O Conjunto de chaves não existe”. Dúvidas? Utilize os comentários abaixo ou me envie um e-mail através do endereço contato@denilsonmarcos.com.br.


8 comentários em “Problema PJe: Erro ao tentar assinar o documento… O Conjunto de chaves não existe.”

  1. De fato, estou usando o firefox 41.0, Java e PjeOffice… Nada faz com que essa mensagem de erro pare de aparecer no meu computador. Somente começou com isso após formatação do notebook.

  2. Bom dia!

    Estou com esse problema na minha máquina que foi formatada. Eu consigo acessar outros sites como o e-cac, mas não consigo entrar no pje nem pelo navegador nem pelo mozila 41.

    Agradeço desde já.

  3. Bom dia. Estava com o mesmo problema, segui alguns passos do Denilson mas infelizmente não deu certo tb. Aí, fiz outra sequência e funcionou:
    (O meu certificado é certisign, meu windows é o 7 X64, está todo atualizado com as benditas “instalações automáticas”).
    Fiz o seguinte, então:
    1-desinstalei os aplicativos de instalação que havia tentado usar, ou seja, zerei o que tinha feito até então;
    2-reiniciei a máquina;
    3-instalei o java mais atualizado;
    4-instalei um aplicativo da Certisign chamado “certInstaler”. Botei para rodar;
    5-este aplicativo começa em uma tela de análise, clique em iniciar e deixe ele se divertir. Depois ele iz os programas que estão faltando, instala e “voilá”, tudo funciona.
    ATENÇÃO: ZERE os programinhas que estava a utilizar antes de fazer esse processo. Para que tenham uma idéia, eu havia instalado um “safenet authentication client”, da própria certisign e que SEM ele não funciona. Fiz, primeiramente, todo o procedimento sem desinstalá-lo e não funcionou! O “certInstaler” vai instalá-lo de novo e aí vai funcionar.
    Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima