Como tirar vírus do PC sem precisar formatar

Saiba como tirar vírus do PC ou notebook manualmente utilizando ferramentas simples listadas nesse manual. Remover malwares se tornará fácil pra você.

Quando você mesmo sabe os passos de como tirar vírus do PC, evita-se de precisar formatar o seu equipamento constantemente.

Com as instruções desse artigo você saberá como remover todos os vírus do seu computador utilizando algumas ferramentas simples e no final tem uma dica para evitar que o seu equipamento seja novamente infectado.

Se necessário, anote os procedimentos ou confira através do celular, em alguns momentos será necessário reiniciar o equipamento.

Leia também:

Como remover vírus do PC – Ferramentas

Utilizar softwares de proteção como Antivírus e Anti-Malware são essenciais para a segurança do seu equipamento.

Porém quando o seu sistema já está infectado, se torna necessário utilizar algumas ferramentas específicas para a remover malwares e efetuar alguns reparos, até porque muitas infecções acabam tomando o controle do Windows e bloqueado o trabalho dos softwares de proteção.

Passo a passo de como tirar vírus do PC sem formatar

Como remover Malwares que controlam o sistema

Abaixo estão as ferramentas que iremos utilizar para remover malwares ativos no sistema e como vamos utiliza-las para conseguir retomar o controle do Windows e utilizar posteriormente nossos softwares de proteção para finalizar a limpeza.

RKill

O Rkill é a primeira ferramenta que iremos utilizar para retomar o controle do Windows, a sua função é justamente essa.

Ele é capaz de encerrar os processos de Malwares ativos no sistema, tornando possível utilizar outras ferramentas de limpeza e softwares de proteção, ao final ele exibe um relatório de tudo que foi feito.

É importante destacar que o RKill não remove nenhum arquivo e se por acaso for necessário reiniciar o sistema, você deve executa-lo novamente.

Download RKill

Após o download, clique com o botão direito sobre o RKill, selecione “Executar como Administrador” e aguarde, uma mensagem será exibida na tela, pressione “OK”, em instantes será exibido na tela um relatório como na imagem abaixo, informando quantos processos maliciosos foram finalizados.

Como tirar vírus do PC - Relatório do RKill

JRT – Junkware Removal Tool

O JRT é uma ótima ferramenta para remover malwares que infectam o navegador, impedindo que você faça o download de outras ferramentas e programas de segurança.

É o segundo passo do nosso manual de como remover vírus do PC ou Notebook!

Download JRT

Após o download, execute o JRT como Administrador, ele sera inicializado e atualizado, pressione qualquer tecla para iniciar a verificação e aguarde.

Confira na imagem abaixo a tela do JRT em execução, ele irá conferir processos, programas inicializados com o sistema, serviços e arquivos do Windows e os navegadores.

JRT - Como tirar vírus

Ao final será exibido um relatório com tudo que foi encontrado durante a verificação.

Kaspersky Removal Tool

O Kaspersky é considerado em todos os testes de segurança o melhor antivírus pago do mercado, ele oferece gratuitamente o Kaspersky Removal Tool, que é a uma ferramenta muito eficiente para retirar vírus do computador.

Download Kaspersky Removal Tool

Após o download, execute a ferramenta!

Não é necessário nenhuma configuração extra, basta clicar em “Start scan” e aguardar, ao final será exibido uma tela com tudo que foi encontrado para remoção.

Kaspersky Removal Tool - Como tirar vírus do PC

Kaspersky e MalwareBytes

Agora que já finalizamos os processos maliciosos com o RKill, limpamos algumas infecções com JRT e verificamos o sistema o Kaspersky Removal Tool, estamos prontos para utilizar nossos softwares de proteção para finalizar a limpeza do sistema e o principal, evitar uma nova infecção.

Kaspersky Antivírus

O Kaspersky Removal Tool é muito eficiente, mas é importante lembrar que ele não oferece proteção em tempo real, serve apenas para você fazer a verificação avulsa quando suspeitar de algo.

Para ter uma proteção completa do seu equipamento você acessar o site oficial e fazer a compra de uma das versões completas do produto.

Nos tempos atuais, onde malwares do tipo Ransomware, que literalmente sequestram os seus dados e pedem resgate de centenas de dólares, não é seguro deixar o seu equipamento sem proteção em tempo real.

Com o custo baixo atual de um antivírus pago, vejo um custo x benefício muito bom na compra do produto, que funciona muito bem mesmo em equipamentos mais antigos.

Mas caso queira mesmo utilizar um antivírus grátis, sugiro atenção na leitura dos testes do link para escolher uma versão gratuita que seja eficiente para proteger o se computador.

Após comprar ou baixar a versão de testes do Kaspersky, basta prosseguir com a instalação, atualização e executar a verificação completa do sistema.

MalwareBytes Anti-Malware

A MalwareBytes é uma maiores empresas de segurança do mundo, que já recebeu diversos aportes de milhares de dólares para expandir a sua operação, também é desenvolvedora do JRT que utilizamos no começo.

O seu produto principal que leva o nome da empresa, MalwareBytes Anti-Malware, oferece uma versão gratuita para você fazer a verificação do equipamento e uma versão Premium, que oferece proteção em tempo real e outros recursos adicionais, complementado o uso do antivírus e aumentando a segurança do sistema.

Acesse o site oficial para fazer o download do Malwarebytes, a versão gratuita oferece os recursos da versão paga por 14 dias para você testar.

Eu já escrevi um artigo aqui no site apontando o Malwarebytes como o melhor anti-malware do mercado, onde você pode ler uma avaliação e um tutorial completo da instalação e uso do produto.

Alguma dúvida de como tirar vírus do PC e Notebook sem precisar formatar o seu equipamento? Utilize os comentários, será um prazer poder ajudar!

16 comentários em “Como tirar vírus do PC sem precisar formatar”

  1. Boa tarde amigão, que DEUS esteja com você. Segui suas instruções e foi um espetáculo. O pc ficou show de bola. TE AGRADEÇO DE CORAÇÃO. Um abraço e fique com DEUS.

  2. Oi Denilson quando fui instalar o karsperskay ele pediu para desistalar o malwarebytes pois diz que é programa imcompátivel, tem problema???

  3. Muito Obrigado pela informações.
    Eu quase que cai num golpe. Se não tivesse malicia teria dado os meu dados do banco.
    Mesmo com o Kaspersky total security instalado e usando o navegador protegido.
    Entrei em contato com o suporte e falei o ocorrido e eles não conseguiram resolver e me devolveram o dinheiro. Procurei muito por uma explicação e achei você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Oferta final do melhor antivírus para computadores de 2022: Kaspersky Total Security

Proteção máxima para PCs com Windows, Mac e smartphones Android. Aproveite desconto de até 50%*

*50% de desconto na versão mais completa, Kaspersky Total Security. As versões Kaspersky Antivírus e Kaspersky Internet Security oferecem desconto de até 40%.
CLIQUE AQUI PARA APROVEITAR
Não quero desconto, recusar oferta final.
Rolar para cima