Como criar o seu primeiro blog

//Como criar o seu primeiro blog

Você certamente já ouviu falar a respeito das características de um blog, não é mesmo? Talvez até conhece alguém que consegue ganhar dinheiro mantendo um (ou até mais de um) deles.

Veja também um ótimo tutorial passo a passo para criar o seu, leia mais.

Diante disso, você fica até com uma curiosidade para ver como faz para criar e atualizar um blog. Pode parecer complicado em um primeiro momento, mas saiba que é muito simples.

Para criar um blog não é necessário contar com conhecimentos aprofundados em linguagem de programação.

Na internet existem plataformas e informações que orientam o usuário na criação do seu próprio blog. Saiba mais abaixo sobre como criar o seu primeiro blog.

As possibilidades que um blog traz para você

Caso você administre uma pequena ou até uma grande empresa, saiba que um blog pode ser muito útil para você, permitindo, por exemplo, que você efetue estratégias para consolidar a sua marca.

Um blog também permite que o empreendedor tenha melhor interação com o seu público consumidor, sanando dúvidas e recebendo sugestões.

Se você não tem uma empresa, mas faz trabalhos envolvendo fotografia, publicidade, jornalismo, design e informática, um blog pode ser muito útil para você divulgar o seu portfólio.

Um blog também pode ser uma excelente ferramenta para divulgar o trabalho e a produção de quem atua em atividades que não estejam relacionadas à tecnologia como culinária e artesanato.

Além disso, ainda que você seja apenas um entusiasta referente a um determinado assunto, um blog pode ser um espaço para divulgar os seus conhecimentos.

Em suma, atualizar constantemente um blog é uma prática fundamental para você conquistar algo essencial no atual cenário profissional: ter presença online.

Entenda os propósitos do seu blog

Se nos dias de hoje há a possibilidade de ter um blog sem conhecer a fundo conceitos complicados de programação e códigos, é também importante conhecer as etapas da criação desse tipo de projeto web.

Antes de qualquer coisa é essencial que você saiba qual será o propósito do seu blog. Dessa maneira é possível conferir uma identidade para ele e ter mais chances de se comunicar com um público mais segmentado.

O blog será para consolidar a marca de uma empresa? Será um blog pessoal sobre um determinado tema? Ao responder essas e outras perguntas, você terá uma noção de como será a identidade visual e o tipo de linguagem nas postagens.

É importante também procurar conhecer recursos a respeito sobre recursos como hospedagem e registro de domínio. Dessa maneira é possível conferir um caráter mais profissional ao seu projeto.

Os seus passos iniciais na blogosfera – A escolha da plataforma ideal

Para você criar o seu primeiro blog é necessário contar com uma plataforma amigável, que contenha todos os recursos que permitam o seu blog ser completo e atrativo.

É nesse contexto que entra em cena a plataforma WordPress. Essa plataforma surgiu no ano de 2003 e desde então se tornou uma das mais indicadas, tanto para blogueiros iniciantes quanto para os mais experientes.

Plataforma intuitiva

O WordPress é uma plataforma amigável, possibilitando que qualquer pessoa tenha condições de personalizar e atualizar o seu blog facilmente.

Além disso, boa parte dos temas é responsiva, o que a torna muito importante para que o seu blog seja visualizado em dispositivos móveis.

Templates

A plataforma apresenta uma ampla variedade de templates. Alguns são gratuitos outros são pagos. Assim você pode optar pelo template que mais se encaixa com o conteúdo apresentado pelo seu blog.

Por ser uma plataforma intuitiva, o WordPress possibilita uma fácil instalação e personalização de templates em seu blog, tornando tudo dinâmico e prático.

Plugins

Além dos templates, o WordPress permite a instalação de vários plugins, que facilitam uma melhor personalização e administração do seu blog.

Plugins são pequenos programas que trazem recursos extras para o seu blog. Nesse caso, há aqueles que facilitam a gestão de comentários, há outros que melhoram a velocidade de carregamento.

As suas primeiras postagens e a possibilidade de ganhar dinheiro

Ao criar o seu blog, é importante que você já tente criar uma quantidade considerável de leitores, facilitando que o tráfego do seu blog seja alto.

A partir do momento que você contar com um público fiel de seguidores, você terá condições de tentar lucrar com as postagens do seu blog.

Algumas alternativas para tornar o seu blog rentável consistem em:

Vendas de infoprodutos

Caso o seu blog seja voltado para algum nicho específico, pense na possibilidade de vender e-books com dicas sobre tal assunto.

Os e-books, assim como outros produtos digitais, são uma das grandes formas de ganhar dinheiro na internet.

Google AdSense

É o programa de monetização do Google em que são colocados anúncios em locais estratégicos do seu blog. Quando os visitantes clicam em tais anúncios, você adquire uma porcentagem dos lucros.

Conclusão

Quando você for criar o seu primeiro blog, fique atento para essas dicas. Elas são importantes para transformar um simples hobby em um investimento lucrativo.

Por fim, lembre-se que ter presença online é importante para o sucesso de qualquer tipo de empreendimento, seja ele pessoal ou profissional.

Como criar o seu primeiro blog

Como criar o seu primeiro blog
5 (100%) 1 vote
2018-08-14T12:51:33+00:00 agosto 9th, 2018|Marketing Digital|0 Comments

Leave A Comment