Como cadastrar uma empresa no Google


A internet é a mais poderosa rede de comunicação criada pelo homem, pois ela tem o poder de conectar as pessoas como nenhuma outra rede tecnológica tem. O Google é um dos elementos importantes desta grande rede, pois ele funciona como um barco que navega em um oceano de dados entre um clique e outro.

Em vista disso, o mundo dos negócios nunca mais foi o mesmo, pois a internet conectou as empresas e os consumidores. Os empresários podem vender produtos e serviços para os consumidores do mundo todo. Mais uma vez, a participação do Google nisso é muito grande, a maior de todas.

Sendo assim, vamos mostrar neste artigo como cadastrar uma empresa no Google. Veja como é simples colocar o nome de sua empresa no navegador mais acessado do planeta e ter a possibilidade de negociar com pessoas do mundo todo. Continue lendo este artigo até o final e veja como cadastrar sua empresa nos serviços do Google.

Conheça o Google Meu Negócio

Um dos maiores sucessos da empresa Google, o Google Meu Negócio, já é visto como uma das principais ferramentas elaborada para apontar uma empresa de modo rápido e simples pela internet. As empresas podem se cadastrar no Google por meio desta ferramenta e com uma simples busca realizada pelo usuário ser encontradas com eficácia.

Criada em 2014, a ferramenta deu suporte para diversas empresas serem encontradas com mais facilidade. Por exemplo, você utiliza o Google para encontrar uma empresa especializada em manutenção elétrica em sua região. Automaticamente, os algoritmos de busca do Google irão apontar empresas de manutenção elétrica em seu município.

As empresas de manutenção elétrica que irão aparecer mais bem posicionadas nesta pesquisa do usuário serão as cadastradas no Google Meu Negócio. Isso acontece porque o cadastro exige dados de contato, endereço comercial da empresa e fotos que irão apontar com qualidade o endereço da empresa com referências importantes do local.

Levando em conta somente essas características do Google Meu Negócio, todos os empreendedores já tem em mãos uma ferramenta poderosíssima para expandirem seu patamar de negócios na região onde se concentram.

Como cadastrar uma empresa no Google

Como se cadastrar no mecanismo de pesquisa Google meu Negócio?

O Cadastro é simples e depende de alguns minutos do empreendedor, e o melhor de tudo, é totalmente gratuito. O empreendedor precisa de um computador com acesso a internet para acessar o Google e a ferramenta. Em seguida, é preciso inserir as informações de contato da empresa, como o nome, CNPJ, endereço, telefones de contato e todas as informações que deverão ser preenchidas nos campos certos.

Não é difícil, basta fazer conforme a ferramenta pede e orienta e você terá o seu cadastro confirmado rapidamente. Após todo o preenchimento, o Google irá enviar uma correspondência com um código de confirmação para o endereço cadastrado. Assim que você receber essa correspondência, confirme o código para que o Google conclua o seu cadastro e sua empresa apareça nas pesquisas dos usuários.

Veja um passo a passo de como se cadastrar no Google Meu Negócio no quarto tópico deste artigo.

Conheça o Google Maps

Bom, falamos do Google Meu Negócio e como você pode fazer para se cadastrar nele com sucesso. Mas o Google é diversificado com suas ferramentas e algoritmos. Sendo assim, a empresa observou que independente do usuário fazer uma pesquisa específica de um ponto comercial, esse ponto comercial poderia aparecer na tela do aparelho do usuário quando ele tivesse acesso ao Google Maps. Ou seja, só de abrir o mapa em seu smartphone, tablet ou computador, você já irá visualizar as empresas cadastradas no Google.

Um exemplo da eficiência do Google Maps: imagine um usuário pesquisando por uma rua qualquer a procura de um endereço residencial. Quando esse usuário realiza essa pesquisa com o Google Maps, todas as empresas e comércios da região que estão cadastrados no Google irão aparecer nesta pesquisa. Imagine que o usuário do nosso exemplo não conheça a região e decida passar em um mercadinho mais próximo do endereço residencial para comprar algumas coisas antes de chegar em seu destino.

Esse exemplo é bem comum, pois as vezes os usuários estão procurando por algum endereço específico e resolvem passar em um outro ponto comercial por estar mais próximo.

Como se cadastrar no mecanismo de pesquisa Google Maps?

Se você deseja que sua empresa seja encontrada em pesquisas diretas ou indiretas realizadas pelos usuários do Google, o primeiro passo é se cadastrar na plataforma Google Meu Negócio. Em outrora, essa plataforma era conhecida como Google Places, então, não se assuste se você acabar encontrando esse nome em suas buscas.

Como prometemos, vamos explicar um passo a passo de como cadastrar uma empresa no Google e aparecer em pesquisas de usuários:

  1. Com um computador, tablet ou smartphone conectados a internet, acesse Google Meu Negócio e dê um clique no campo verde “começar“. Após ter feito isso, sua próxima missão é preencher as informações que a ferramenta do Google exige. Todas as informações deverão ser preenchidas nos campos correspondentes. Sempre que terminar o preenchimento, clique em “próximo” ao final de cada página.
  1. Tome muito cuidado na hora de preencher as informações como o nome da empresa, o endereço comercial e os contatos disponíveis. Verifique todas as informações assim que preencher e só clique em “próximo” se tudo estiver correto.
  1. Ao escolher uma categoria de negócio, escolha uma que esteja relacionada ao seu tipo de negócio. Um bom exemplo disso é, se o seu estabelecimento é uma lavanderia, inclua esse termo na categoria. Fique tranquilo que você poderá incluir outros termos relacionados com seu negócio mais tarde.
  1. Insira todas as suas informações de contato para que os usuários encontre sua empresa fora da internet. Neste caso, não deixe de incluir telefone, URL do site da empresa, perfis em redes sociais, entre outros meios de contato. Quanto mais dados você incluir mais oportunidades você terá de receber o contato de um cliente.
  1. Para finalizar, você deverá clicar em “confirmar” e esperar até que o Google faça a verificação dos dados de sua empresa. Tenha paciência, pois é nesta etapa você terá que aguardar até que uma correspondência chegue ao local cadastrado no Google Meu Negócio.
  1. Assim que você receber a correspondência enviada pelo Google, confirme o código no Google Meu Negócio para ativar a localização do seu estabelecimento no Google Maps. Termine de preencher as informações sobre o seu comércio, incluindo fotos e todas as referências para que os algoritmos do Google trabalhem com mais eficiência.

Com contribuição de Adriano Medeiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima