A criação de aplicativos tanto para pessoas físicas quanto para empresas já é uma realidade nessa era tão tecnológica e hoje é capaz de gerar inúmeras facilidades para os usuários.
Porém, para que um app atinja seu ápice da divulgação e seja realmente conhecido pelas pessoas, é necessário adotar uma estratégia de marketing bem elaborada.
Se você está pensando em investir na criação de um aplicativo, mas quer se planejar para o lançamento dele no mercado, veja como aplicar as estratégias da melhor forma!
1- Observe a concorrência
Um erro que muitas equipes de marketing cometem é começar a divulgar o aplicativo no mercado sem antes investigar as estratégias da concorrência.
Selecione seus principais concorrentes e veja o que eles ainda não têm que pode ser seu argumento de diferencial no momento da divulgação.
Entenda como os concorrentes se comunicam com os usuários nas mídias orgânicas e qual é a linguagem que o público responde. Isso te ajuda a orientar a sua comunicação no lançamento do app.
2 – Estabeleça metas e defina seu plano de ação
Não adianta nada apenas fazer o lançamento do software e medir seu sucesso apenas pelo número de downloads, afinal, se o usuário desinstala o programa logo em seguida, os números não significam nada.
Por isso, estabeleça metas e acompanhe semanalmente como está seguindo seu plano de ação. É importante sempre traçar metas realistas, para futuramente estabelecer objetivos que te desafiem.
Algumas metas tangíveis são:
- Aumentar em 20% o número de downloads por Face Ads;
- Aumentar em 30% a conversão do app.
Como você pode notar, a meta também deve ser mensurável, objetivos como “aumentar os downloads” são muito aspiracionais e vagos, o que pode enviesar os resultados.
3 – Seja inovador e entre em contato com a imprensa
Uma das melhores formas de divulgar seu aplicativo é entrando em contato com a imprensa e mostrando o diferencial do seu software, como ele é inovador.
Se o app resolve uma dor comum dos usuários e leva ao mercado um diferencial que nenhum outro software entregou antes, seja ousado e entregue releases, faça entrevistas, divulgue em blogs parceiros.
Caso você consiga um grande portal de notícias, além de viralizar seu aplicativo, você estará fortalecendo sua página principal com backlinks.
4 – Invista no Google Admobs
Você já deve saber que o Google Admobs é uma ferramenta da Google para criar anúncios dentro de aplicativos, o que é ideal para monetizar esses softwares.
Porém, após o lançamento do seu app, você pode usar o Admobs não apenas para monetizar o programa, mas também para divulgar seu app em outros apps.
Fazendo uma segmentação correta, você pode criar uma estratégia de marketing para veicular anúncios do seu app apenas dentro de apps semelhantes.
Afinal, se um usuário já está acessando um app da mesma categoria que o seu, ele está mais disposto a baixar seu app.
5 – Divulgue para seus contatos existentes
Se você já faz uma estratégia de conteúdo com blog, newsletter ou tem os contatos do seu público no WhatsApp, uma estratégia de baixo investimento é criar listas de transmissão para essas pessoas.
Até porque, se elas já recebem seus conteúdos, elas estarão mais dispostas a experimentar uma novidade como um app que irá integrar as funções do seu serviço no mobile.
Não se esqueça de ao final da mensagem inserir um botão com CTA claro, instigando a baixar seu aplicativo.
6 – Grupos e comunidades
Se você ainda não entrou em um grupo de bairro ou estudantes, você não faz ideia do poder que a prova social tem.
Outra estratégia de baixo investimento para divulgar seu app no mercado é entrado em grupos e comunidades que sejam do interesse do seu público, tanto no WhatsApp como no Facebook.
Dependendo da forma como seu usuário se comunica, pode ser até mesmo no Telegram, o que importa é passar uma mensagem indicando o software de forma natural.
Esses grupos costumam dar grande relevância a indicações e críticas a um serviço/produto, portanto, use isso ao seu favor.