Como escolher a extensão de domínio da sua marca

Até meados de 2013, a única dificuldade em se escolher um domínio estava concentrada na parte antes do ponto. Quando se pensava em adquirir um domínio, “.COM” e “.COM.BR” eram as escolhas óbvias.

Hoje, com centenas de novas extensões disponíveis, esse processo já não é tão simples assim. Como escolher entre tantas opções?

Antes de mais nada, é importante deixar claro que os domínios “.COM” e “.COM.BR” ainda são os carros-chefes dos endereços virtuais, e é muito provável que continuem sendo por um bom tempo. Portanto, sempre que possível procure adquirir os seus domínios com estas extensões, mesmo que você opte por usar uma extensão mais atrativa no futuro.

Muitas pessoas infelizmente não se sentem seguras em acessar qualquer endereço que não se encaixe nos padrões “.COM”. Qualquer novidade nesse sentido costuma ser vista com desconfiança. Isso se deve em parte às tentativas de spam de que todos somos vítimas. Muitas vezes, estas sugerem que as pessoas cliquem em um endereço confuso, geralmente contendo palavras ou extensões de domínio que não são nada familiares.

No entanto, é importante lembrar que há pouco mais de uma década atrás, comprar qualquer coisa com seu cartão de crédito pela internet soava como uma história de ficção científica. Hoje, isso faz parte da realidade diária de milhões de pessoas. Por isso, é importante que você se mantenha à frente adquirindo as extensões de domínio que possam vir a se tornarem interessantes dentro de alguns anos. Uma ferramenta simples do 1&1 permite a aquisição das extensões mais importantes com poucos cliques e a preços acessíveis.

Dentre as centenas de novas extensões disponíveis, é importante que você saiba diferenciar entre as que possuem potencial e as que dificilmente se tornarão populares. Uma boa dica é evitar as extensões mais genéricas, como “.COMPANY” e “.WEBSITE”. Se o seu negócio ou organização é voltado para o mercado carioca, você pode se beneficiar ao adquirir um domínio como “.RIO”, por exemplo. É bem provável que ao longo dos próximos anos mais e mais domínios locais estarão disponíveis para o Brasil.

Empresas de tecnologia possuem um pouco mais de liberdade na hora escolherem suas extensões de domínio. Algumas extensões que vêm se tornando cada vez mais populares nesse meio incluem “.IO”, “.APP” e “.LY”, além das mais tradicionais “.CO”, “.CC” e “.ME”.

A oferta destas novas possibilidades de extensão de domínio é algo ainda muito recente. Vale a pena você dedicar algum tempo a avaliar as opções existentes e fazer a escolha de seus domínios tendo em vista não somente o uso imediato, como também os possíveis usos do seu website no futuro.

Como escolher a extensão de domínio da sua marca
5 (100%) 2 votes