Como tirar vírus do PC e Notebook – Guia atualizado 2017!

Como tirar vírus do PC e Notebook

Quando você mesmo sabe como tirar vírus do PC você evita precisar formatar o seu equipamento constantemente.

Com as instruções desse artigo você saberá como remover todos os vírus do seu PC ou Notebook utilizando algumas ferramentas simples e no final tem uma dica para evitar que o seu equipamento seja novamente infectado.

Como remover vírus do PC – Ferramentas

Utilizar softwares de proteção como antivírus e anti-malware são essenciais para a segurança do seu equipamento.

Porém quando o seu sistema já está infectado, se torna necessário utilizar algumas ferramentas específicas para a remover malwares e efetuar alguns reparos, até porque muitas infecções acabam tomando o controle do Windows e bloqueado o trabalho dos softwares de proteção.

Como remover Malwares que controlam o sistema

Abaixo estão as ferramentas que iremos utilizar para remover malwares ativos no sistema e como vamos utiliza-las para conseguir retomar o controle do Windows e utilizar posteriormente nossos softwares de proteção para finalizar a limpeza.

RKill

O Rkill é a primeira ferramenta que iremos utilizar para retomar o controle do Windows, a sua função é justamente essa.

Ele é capaz de encerrar os processos de Malwares ativos no sistema, tornando possível utilizar outras ferramentas de limpeza e softwares de proteção, ao final ele exibe um relatório de tudo que foi feito.

É importante destacar que o RKill não remove nenhum arquivo e se por acaso for necessário reiniciar o sistema, você deve executa-lo novamente.

Download RKill

Após o download, clique com o botão direito sobre o RKill, selecione “Executar como Administrador” e aguarde, uma mensagem será exibida na tela, pressione “OK”, em instantes será exibido na tela um relatório como na imagem abaixo, informando quantos processos maliciosos foram finalizados.

RKill - Como tirar vírus do PC

JRT – Junkware Removal Tool

O JRT é uma ótima ferramenta para remover malwares que infectam o navegador, impedindo que você faça o download de outras ferramentas e programas de segurança.

É o segundo passo do nosso manual de como remover vírus do PC ou Notebook!

Download JRT

Após o download, execute o JRT como Administrador, ele sera inicializado e atualizado, pressione qualquer tecla para iniciar a verificação e aguarde.

Confira na imagem abaixo a tela do JRT em execução, ele irá conferir processos, programas inicializados com o sistema, serviços e arquivos do Windows e os navegadores.

JRT - Como tirar vírus

Ao final será exibido um relatório com tudo que foi encontrado durante a verificação.

Conteúdo relacionado:

Kaspersky Removal Tool

O Kaspersky é considerado em todos os testes de segurança o melhor antivírus pago (confira no link) do mercado, ele oferece gratuitamente o Kaspersky Removal Tool, que é a uma ferramenta muito eficiente para retirar vírus do computador.

Download Kaspersky Removal Tool

Após o download, execute a ferramenta!

Não é necessário nenhuma configuração extra, basta clicar em “Start scan” e aguardar, ao final será exibido uma tela com tudo que foi encontrado para remoção.

Kaspersky Removal Tool - Como tirar vírus do PC

 

Kaspersky e MalwareBytes

Agora que já finalizamos os processos maliciosos com o RKill, limpamos algumas infecções com JRT e verificamos o sistema o Kaspersky Removal Tool, estamos prontos para utilizar nossos softwares de proteção para finalizar a limpeza do sistema e o principal, evitar uma nova infecção.

Kaspersky Antivírus

O Kaspersky Removal Tool é muito eficiente, mas é importante lembrar que ele não oferece proteção em tempo real, serve apenas para você fazer a verificação avulsa quando suspeitar de algo.

Para ter uma proteção completa do seu equipamento você precisa comprar o Kaspersky (link para a loja online), se preferir pode testar por 30 dias, clique aqui para baixar a versão de testes.

Nos tempos atuais, onde malwares do tipo Ransomware, que literalmente sequestram os seus dados e pedem resgate de centenas de dólares, não é seguro deixar o seu equipamento sem proteção em tempo real, com o custo tão baixo particularmente não vejo motivos para utilizar antivírus gratuitos e menos eficientes que o Kaspersky.

Após comprar ou baixar a versão de testes do Kaspersky, basta prosseguir com a instalação, atualização e executar a verificação completa do sistema.

MalwareBytes Anti-Malware

A MalwareBytes é uma maiores empresas de segurança do mundo, que já recebeu diversos aportes de milhares de dólares para expandir a sua operação, também é desenvolvedora do JRT que utilizamos no começo.

O seu produto principal que leva o nome da empresa, MalwareBytes Anti-Malware, oferece uma versão gratuita para você fazer a verificação do equipamento e uma versão Premium, que oferece proteção em tempo real e outros recursos adicionais, complementado o uso do antivírus e aumentando a segurança do sistema.

No link você pode fazer o download gratuito ou comprar a versão Premium do MalwareBytes, a versão gratuita oferece os recursos da versão paga por 14 dias para você testar.

Você conferi no link abaixo um tutorial completo da instalação e uso do MalwareBytes que já escrevi aqui site.

Cuidados básicos

Espero que você tenha aprendido como tirar vírus do PC ou Notebook sem precisar formatar o seu equipamento, alguns cuidados básicos ajudam você a manter o seu sistema limpo, eu escrevi um texto bem completo para o site Guia do PC com essas informações que podem ser muito úteis para você, confere:

Alguma dúvida? Problema? Utilize os comentários, será um prazer ajudar a todos!

Como tirar vírus do PC e Notebook – Guia atualizado 2017!
5 (100%) 2 votes