Como recuperar fotos do Orkut e acessar comunidades

Como recuperar fotos do Orkut

Nesse artigo vou ensinar você o passo-a-passo de como recuperar fotos do Orkut e acessar o conteúdo das suas comunidades favoritas. O Orkut já foi a rede social mais utilizada no Brasil durante muito tempo, esse reinado durou até até a popularização do Facebook. A rede social de Mark Zuckerberg foi pouco a pouco retirando os usuários do Orkut, que migravam para o Facebook.

Após algum tempo o Orkut acabou virando uma rede social abandonada, utilizada por pouquíssimos usuários, até que em Setembro de 2014 o Google anúncio o fechamento oficial do Orkut.

Se você é um dos milhares de usuários que acabaram não salvando as suas fotos antes do fechamento, confira abaixo o passo-a-passo de como recuperar as fotos do Orkut.

Passo 01

Acessar o site do Google e fazer o loguin na conta que você utilizava para o Orkut

Passo 02

O Google disponibiliza um serviço online, chamado Google Takeout que vamos utilizar nesse tutorial para recuperar as fotos do orkut.

Acesse o Google Takeout, é importante que você já esteja logado na sua conta do Orkut para não ter dificuldades adicionais.

A imagem abaixo irá surgir na tela, clique na opção “Não selecionar nenhum” (destacada em vermelho) para desmarcar todas as opções, nosso foco aqui é recuperar as suas fotos do Orkut.

Como recuperar fotos do Orkut - Parte 1

Desça até o final da página, até encontrar a opção do Orkut, marque essa opção e clique em “Próximo”, conforme a imagem abaixo.

Como recuperar as suas fotos do Orkut

Na próxima tela não precisa alterar nenhuma opção, basta em “Criar arquivo” (destacado em vermelho).

Recuperar as fotos do Orkut

Agora é só aguardar, a demora será proporcional a quantidade de fotos que você tinha para recuperar no Orkut, como no meu caso eu tinha apenas duas fotos demorou menos de um minuto.

A mensagem “Um arquivo dos dados do seu Orkut está sendo preparado” com uma barra de porcentagem irá surgir na tela, apenas aguarde o final do processo.

Orkut - Recuperação de fotos

Pronto! Suas fotos já estão disponíveis pra você, basta clicar em “Fazer download”, talvez seja necessário digitar novamente a sua senha, para finalizar o processo de recuperar fotos do Orkut.

Como recuperar fotos do Orkut

Como eu disse, eu tinha apenas duas fotos no Orkut, rsrsrsrs, conseguir recuperar as duas, são fotos de 2011.

Foto recuperada do Orkut - 1 Foto recuperada do Orkut - 2

Como acessar as comunidades do Orkut

Com o fim do Orkut, o Google criou uma espécia de museu virtual de comunidades, onde os usuários podem ver todo o conteúdo das suas comunidades preferidas.

Acesse: http://orkut.google.com

Infelizmente não existe um sistema de busca, muito estranho se tratando do Google! Você precisa procurar manualmente, navegando entre as letras.

Considerações finais

Se você ainda pretende recuperar suas fotos, não deixe para última hora, o Google anunciou que o download das informações estará disponível até Setembro/2016.

O que achou do tutorial “Como recuperar fotos do Orkut“? Alguma dúvida? Fique a vontade para usar os comentários, será um prazer poder ajudar a todos.

Como recuperar fotos do Orkut e acessar comunidades
4.5 (90%) 8 votes