Chipset: Componentes da Placa Mãe (Motherboard)

Chipset

O chipset é o componente mais importante de uma placa mãe (Motherboard). É ele o responsável por controlar a grande maioria das funções. Por isso na hora de montar um computador, é importante a escolha do chipset adequado ao seu uso. Um chipset mais simples, será mais barato, em compensação vai oferecer um número menor de portas Sata, USB, falta de opções de Overclock para os mais entusiastas, falta de suporte a processadores de maior consumo (TDP) além de geralmente acompanhar placas de baixo custo, onde outros componentes (reguladores de tensão, capacitores, etc) também podem ser inferiores.

Chipsets top de linha, acompanham placas mais caras, em compensação oferecem diversas opções de Overclock, suporte a SLI e CrossFire, numero maior de Portas Sata, USB, opções de upgrade, e maior qualidade nos componentes.

Em praticamente toda placa mãe, as funções do chipset são divididas entre dois chips, o ponte sul (south bridge) e ponte norte (north bridge).

Que serão apresentados em detalhes, logo abaixo.

Chipset

Ponte Norte (North Bridge)

O chip ponte norte é o mais completo, responsável pelo maior parte das funções, fica geralmente localizado próximo a CPU. É responsável pela controladora de memória (em alguns casos é integrada a CPU), barramento PCI-Express, AGP e vídeo, no caso da a placa-mãe possuir vídeo-onboard

Ponte Sul (South Bridge)

O chip ponte sul é mais simples e menor, responsável por controlar barramentos mais lentos, como o PCI, controladores de disco (Sata/IDE), portas USB, áudio, rede, conectores PS2 (teclado/mouse) e outros dispositivos do controlador Super I/O

Considerações finais

Na hora de montar o seu computador e escolher a placa mãe, pense bastante no chipset, não considere apenas o custo, pense se vai atender ao seu uso e possibilitar opções futuras de upgrade.

Lembre-se, o chipset é o principal componente da placa mãe e geralmente é um indício de qualidade dos outros componentes, tendo em vista que raramente um chipset de baixo custo será atribuído a uma placa-mãe de baixa qualidade, o mesmo acontece ao contrário.

Referências utilizadas:

Wikipédia: https://pt.wikipedia.org

Livro: “Hardware, o Guia Definitivo II”. Carlos E. Morimoto

Guia do Hardware: http://www.hardware.com.br/

Clube do Hardware: http://www.clubedohardware.com.br/

 

Chipset: Componentes da Placa Mãe (Motherboard)
5 (100%) 2 votes