Como atualizar seu computador para o Windows 10 usando o Windows Update

Por muitos anos a única de forma de atualizar o Windows do seu computador para uma nova versão era utilizando um CD ou Pen drive com o instalador da versão desejada, temos novidades no Windows 10.

Anteriormente os usuários tinham como opção instalar “por cima”, mantendo os programas compatíveis e seus arquivos pessoais intactos, ou formatar o computador e fazer a instalação do novo Sistema Operacional a partir do zero.

Agora, a Microsoft decidiu facilitar esse processo. É possível atualizar todo o seu Sistema (desde que seja Windows 7 ou 8/8.1) para Windows 10, através do Windows Update. Tradicionalmente conhecido por enviar atualizações, correções de falhas de segurança e aprimoramentos do Sistema Operacional.

Windows 10 Technical Preview

O Windows 10 é o mais novo Sistema Operacional da Microsoft, substituto do Windows 8/8.1.

É importante destacar que o Windows 10 ainda não está pronto, e sofrerá alterações até o seu lançamento final. A Microsoft não recomenda que você faça esse procedimento no seu computador principal, sob riscos de falhas e perda de dados, portanto faça previamente um backup de todos os seus arquivos importantes.

Após seguir os procedimentos e efetuar a atualização do Windows você não será capaz de voltar para o Sistema Operacional antigo fazendo uma restauração básica, será necessário reinstalar todo o seu Sistema a partir do zero, esteja ciente disso.

Requisitos Mínimos do Windows 10

Se o seu computador roda bem o Windows 7 ou 8/8.1, é bem provável que ele esteja pronto para o Windows 10.

A Microsoft informa os seguintes requisitos mínimos:

Processador: 1 Ghz ou mais rápido
Memória: 1 GB para versão 32 Bits e 2 GB para a versão 64 Bits
16 GB de espaço livre no HD
Placa de vídeo compatível com Directx 9
Acesso à Internet

Na prática é necessário um computador melhor para rodar o Windows 10 com mais fluidez, assim como acontece com as versões anteriores 7 e 8/8.1.

Mais informações sobre os requisitos você encontra no Site oficial da Microsoft

Como atualizar para o Windows 10 usando o Windows Update

Agora que você está ciente dos alertas e informações, vamos aos passos para atualizar o seu computador.

Faça o download e execute o utilitário da Microsoft que prepara o seu computador para a atualização do Windows 10. Será necessário reiniciar o seu computador, conforme imagem.

Windows 10 - Atualização - Parte 1

Após reiniciar o computador, o Windows Update será aberto automaticamente, aguarde alguns minutos até que a atualização para o Windows 10 Technical Preview seja exibida na tela e clique em “Instalar”.

Caso o Windows Update não seja iniciado automaticamente, clique em “Iniciar” e digite “Windows Update”, você também pode acessá-lo através do Painel de Controle.

Após aberto, clique em “Verificar Atualizações” e aguarde.

Windows 10 - Atualização - Parte 1

O tamanho total da atualização é de quase 2.8 GB, o tempo para download depende bastante da velocidade de sua Internet.

Após o download, a instalação será iniciada.

Após o fim da instalação, o sistema irá reiniciar e você estará pronto para testar o novo Sistema Operacional da Microsoft, que deverá chegar oficialmente as lojas no segundo semestre de 2015.

O Windows 10 será gratuito por 1 ano para todos os usuários que possuem o Windows 7 ou 8/8.1 instalados no seu computador.

Como atualizar seu computador para o Windows 10 usando o Windows Update
4.08 (81.54%) 13 votes